Nosso propósito verdadeiro

Ninguém ignora que precisamos sentir que nossa vida tem um propósito, um significado. Entretanto, o que devemos fazer para que nossa vida tenha realmente um significado para que não sintamos que estamos apenas sobrevivendo? Esta não é uma pergunta fácil de responder e muito provavelmente não há uma resposta única porque as pessoas são diferentes e têm sonhos e necessidades diferentes. O que podemos dizer é que precisamos fazer uma boa análise que nos permita que entremos em contato com o nosso íntimo e não tenhamos vergonha de encarar nossas fraquezas e anseios. Ao analisar com profundidade as nossas necessidades pessoais, passamos a entender melhor a nós mesmos e isso também nos permitirá que definamos as prioridades em nossa vida. Também é importante que não tenhamos receio de admitir o que realmente sentimos em relação ao que nos cerca e entendamos que não podemos viver para buscar a aprovação alheia, pois é frequente que, buscando a aprovação alheia, terminemos por esquecer o que é importante para nós e passemos a viver apenas para agradar aos outros.

Uma boa história que mostra como devemos entender que o mais importante é fazermos o que sentimos que dá significado às nossas vidas é o mangá Vitamin, de Keiko Suenobu. O mangá, além de abordar a crueldade do bullying sofrido pela protagonista Sawako, aborda muito bem a importância de termos coragem de ir em busca dos nossos ideais e fazermos o que sentimos que dá um propósito às nossas vidas. Ao se recusar a ir à escola porque não quer continuar no mesmo ambiente onde é hostilizada, Sawako enfrenta também o preconceito dos que a rotulam como fracassada e tem uma oportunidade de fazer um exame de consciência acerca do que fazer a respeito de sua vida. Redescobrindo mangás antigos que havia desenhado, Sawako lembra de seu antigo sonho de ser uma mangaká e, voltando a desenhar e se dedicar ao seu velho ideal, ela recorda de como havia deixado seu sonho de lado e passara a viver em busca da aprovação da mãe ao dizer que iria se dedicar aos estudos e fazer de tudo para que a mãe a aprovasse. É tocante quando a menina, frustrada porque a mãe não reconhece nem mesmo quando um mangá desenhado por ela ganha um prêmio, diz que sempre havia feito de tudo para agradá-la e ela nunca a havia elogiado.

A história de Sawako pode levar o leitor a se identificar com os dramas da protagonista. Quantas pessoas não deixam seus sonhos de lado e, devido a isso, vivem vidas frustrantes e vazias? É claro que é preciso muito mais que lutar por nossos sonhos para que nossas vidas possuam um significado, mas fazer o que o nosso coração manda com certeza irá fazer com que tenhamos a chance de nos desenvolver como pessoas e aprendamos a ouvir nossas vozes interiores. Assim como desenhar faz Sawako encontrar forças dentro de si mesma para enfrentar os seus algozes, decidir o que quer fazer de sua vida e assumir o seu verdadeiro eu, nós podemos nos reencontrar e descobrir nosso propósito ao dar ouvidos às nossas vozes internas.