O que é a realidade?

A realidade não é matéria, não é a pura constituição de elementos palpáveis, mensuráveis, explicáveis ou capazes de serem percebidos pelos sentidos. Não é uma criação racional, tampouco um devaneio coletivo. A realidade é transcendental, excede a concretude, vive acima dos fragmentos da realidade em que estamos inseridos.

Realidade é onde habitam seres de luz e trevas que estão a todo o tempo disputando as nossas cabeças. Realidade em si é o que não podemos enxergar, muito menos conceber com a nossa limitada racionalidade. Ainda me acusem de um neoplatonico covarde, avesso à vida, consumido pelo medo de arriscar a viver plenamente, eu estou pouco me lixando! Posso ver alguns Nietzscheanos torcendo o nariz, mas eu digo com toda a convicção de que o que entendemos por mundo já está condenado. "O mundo jaz do maligno". Quando Satanás tentou o Senhor no deserto, ele disse que tudo havia sido entregue a ele e que ele O daria, caso prostrado o adorasse.

Embora Satanás seja o pai da mentira, desta vez ele não mentiu. Basta olharmos ao nosso redor. Desde os pequenos desarranjos sistêmicos na natureza, como se houvesse uma quebra de harmonia no universo, como se uma peça faltasse para completar o quebra-cabeças, até o que chamamos de mundo - que nada mais é construção humana. Sim, mundo não é cosmos, mundo é um conjunto de ideais, práxis, sucessivas tentativas de encontrar um paraíso que se perdeu nos corações humanos. O Senhor Jesus, quando esteve diante de Pilatos, disse com todas as letras que "o meu reino não é deste mundo". Portanto, não precisamos mais esperar muita coisa desta vida. A única promessa que temos é de cruz, sofrimento, perseguições e recompensas futuras. Somos peregrinos nesta terra. E passaremos muito rápido como um crepúsculo.

Clayton Paulo
Enviado por Clayton Paulo em 14/11/2022
Código do texto: T7649825
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.