Sobre (viver)

Com o tempo venho aprendendo que a vida não se resume apenas a trabalho, compromissos, responsabilidades, cobranças e falta de tempo... a vida é mais que isso. A vida precisa ser mais que isso!

Responsabilidades fazem parte, eu sei... como eu sei. A rotina tem seu valor, isso é claro para mim. Porém, como sempre digo para meus pacientes: nossos afetos precisam passar por outras vias que não apenas as cobranças e o cumprimento de prazos e metas! O lazer, o ócio, as pausa o prazer, são tão importantes quanto e precisam necessariamente compor esse abra de arte que é a vida.

Certa vez ouvi dizer que é preciso dar a alguém mais do que o necessário para sobreviver... é essencial dar aquilo que é necessário para se viver!

Cada vez mais tenho encontrado a vida escondida nas pausas, na fuga do script, no desligar do piloto automático, nos olhares demorados, nos sorrisos sinceros, no calor de um abraço-acolhida. A vida está em uma conversa demorada depois da meia noite em um dia de semana; em uma passeio espontâneo; em uma video-chamada com alguém especial no intervalo entre atendimentos; em conhecer novos lugares; novas pessoas. A vida está no simples, escondido no ordinário que com frequência deixamos de dar a devida atenção.

A verdade é que cada vez mais tenho aprendido a viver sem ser exigente demais com quem está a minha volta e sem ser exigente demais comigo mesmo. Tenho aprendido a ser leve. Tenho aprendido a acolher minhas imperfeições e as do outro, pois todos nós estamos em processo tentando ser melhores, dentro daquilo que damos conta.

Tenho trocado um orgulho de anos por um pedido de ajuda. Tenho mudado algumas coisas de lugar, algumas certezas, algumas roupas que a muito tempo já não servem mais... deixando algumas bagagem que pesam o caminhar a beira da estrada rumo ao extraordinário.

Como disse Lenine: Viver é uma paixão, de início, meio e fim. Pra que complicação? É simples assim!