Minha escolha Rio de Janeiro

A cidade é realmente maravilhosa, por mais que a violência deixe seu exterior e interior com cicatrizes. Cheguei por inteira, mas agora sou metade. Ou um terço. Ou menos que isso. Descobri que ser eu mesma é mais difícil do que eu pensava. Não porque forjo-me tentando ser outro alguém. Eu não conseguiria. Mas porque é insanamente difícil provar minha verdade no seu estado mais puro. Meus valores têm sido confundidos. Embrulhados. E tudo isso aos olhos dos que acreditam me conhecer. Já julgaram minha lágrima e meu sorriso. Não sou vítima. Nunca fui. Mas é minha primeira vez nesse lugar de estranheza e, por isso, escrevo. Relembro quem sou quando os que deixei se fazem presentes. O que me aproxima deles, mais do que qualquer ligação por vídeo, tá aqui. Tá no almoço em família que observo andando pela rua. Tá na música que toca e que sempre tocava nas viagens de carro pra Anhembi. Tá nos cachorrinhos que vejo. Mesmo eles sendo três vezes menores que os meus. Também vivo aqui pequenos e fragmentados amores. Nenhum de tirar o fôlego. Talvez isso nem exista. Talvez eu esteja fazendo tudo errado. Ou talvez tenha me atingido uma pressa que eu não tinha. E que só atrapalha. Não demonstro vontade, porque a possibilidade da rejeição grita mais alto: melhor não. Porque acredito que se eu verdadeiramente me entregasse, causaria espanto. Sou literalmente dois polos. Ou fria ou fervente. E sou impulsiva. Só lembro do que a sociedade impõe quando ela julga. Quando sofro as consequências. A faculdade também não atendeu minhas expectativas. Sinto-me mais sozinha do que no isolamento dos últimos dois anos. Se eu fosse uma pessoa retraída eu até entenderia. Mas não sou. E é difícil admitir que eu tenha ficado. De qualquer forma, dias melhores virão e isso foi um desabafo pessoal porque a maior das minhas liberdades é escrever. Vivo na cidade que sempre quis viver, mas longe dos que sempre amei. E é assim a vida. Reconhecer que apesar das peças não se encaixarem perfeitamente, elas estabelecem algum sentido entre si. Permaneço em busca dele.

Marina Piva
Enviado por Marina Piva em 08/11/2022
Reeditado em 08/12/2022
Código do texto: T7645744
Classificação de conteúdo: seguro