Sobre dias bons

O que é um dia bom para você?

Achei essa pergunta inicialmente um pouco difícil de responder.

O dia bom seria um dia sem dor? Um dia em que tudo sai como o planejado? Um dia em que conheço gente nova ou um lugar novo? Um dia que recebo um aumento? Um dia que encontro alguém especial? Um dia em que a tristeza passa longe? Um dia sem frustrações? Difícil definir, não é?

Fiquei pensando que um dia bom, pelo menos para mim, está para além de tudo isso. É menos sobre ser um dia feliz ou triste e mais sobre ser um dia que me aproxima de quem eu estou me tornando. Quem eu devo ser.

É claro que quero ter um dia feliz! Todo mundo quer. Quero sim me apaixonar e ser encontrado pelo amor. Quero um dia que experimento uma comida diferente, que realizo um sonho, que me sinto competente e seguro no meu trabalho. Quero um dia em que eu possa subir em minha moto e ir pra um lugar distante para relaxar. Um dia que converso bobagens sem hora para acabar. Seria estranho se eu não desejasse isso.

Mas hoje, finalmente entendi que no dia em que me sinto sozinho, aprendo a solitude. Que no dia em que minhas expectativas são frustradas, aprendo a substitui-las por esperança. Que no dia que me sinto triste, aprendo que não preciso me cobrar tanto e que é importante fazer pausas no caminho. Que no dia em que tudo vai mal, aprendo que nem tudo está sob meu controle e tudo bem!

De tanto calar fundo meus sentimento, hoje aprendi a aceita-los e a escolher a sinceridade, por mas assustadora que em alguns momentos ela possa parecer. De tanto a ansiedade me consumir, aprendi a enfrenta-la e não apenas ficar esperando com receio o que está por vir. De tanto aguentar tudo sozinho, aprendi a ser humilde e quebrar o velho orgulho para pedir ajuda, pois descobri que tenho amigos.

Entende? Por mais difícil que um dia tenha sido, olho para trás e consigo enxergar que eles foram necessários. Passar por eles me trouxe até aqui pois me ensinaram a viver.

Dias bons não são apenas aqueles felizes ou tristes, leves ou difíceis, ordinários ou extraordinários. São aqueles que me fazem mais próximo de quem um dia vou ser.