Uma situacao caotica

O que podemos dizer do fato de tantas pessoas, inconformadas com a derrota de Bolsonaro, estarem protestando contra a vitória de Lula? Podemos dizer que nunca antes o resultado de uma eleição causou tanto caos no Brasil e que os adoradores de Bolsonaro se mostraram capazes de provocar uma verdadeira confusão. Muitos apoiadores do nosso atual presidente insistem em não aceitar o resultado e não são poucos os que falam que a eleição foi uma fraude. E, devido ao inconformismo dessas pessoas, temos visto manifestações em que estradas são bloqueadas e ocorrem conflitos com a polícia. O que dá para concluir disso tudo? Que essas pessoas não conseguem entender que não dá para ir contra o resultado das eleições. Querendo ou não, temos que compreender que foi a vontade da maioria que determinou esse resultado. Não querer que um candidato eleito assuma o cargo soa bastante absurdo. Gostando ou não de um candidato eleito, temos de aceitar que ele conseguiu se eleger graças a vontade da maioria.

Imaginemos que Bolsonaro houvesse conseguido se reeleger e que as pessoas que votaram em Lula estivessem agora se manifestando contra a vitória de Bolsonaro. O que os bolsonaristas diriam então? Será que não estariam dizendo que as manifestações eram atitudes de vagabundos esquerdistas? Com certeza, se fosse Lula que houvesse perdido e os seus apoiadores estivessem protestando nas ruas, os que votaram em Bolsonaro estariam reclamando que os eleitores de Lula não respeitam a democracia e são vagabundos, desordeiros e maus perdedores. A atitude dos bolsonaristas que estão protestando contra a vitória de Lula e uma atitude típica de mau perdedor, que não reconhece que estamos num pais democrático. E muitos desses bolsonaristas tem tido atitudes realmente ridículas, dignas de um filme de comedia. Isso nos faz refletir sobre algo que precisa ser trazido a tona: o endeusamento dos políticos. É triste ver como tanta gente adora políticos (de direita ou de esquerda) como se fossem Deus. Políticos são pessoas comuns assim como nos, nem melhores nem piores do que o resto da população.

Se alguém não gosta de Lula e considera que o resultado das eleições foi uma fraude ou que o povo que elegeu Lula prefere votar em ladrão e não sabe votar, está em seu pleno direito. O que não se pode fazer e querer ir contra algo que já não pode ser desfeito. Que o tempo diga se os brasileiros que votaram em Lula fizeram ou não uma boa escolha. Seria ótimo que os apoiadores de Bolsonaro também não tratassem com desprezo quem votou em Lula, mas muitos chegaram ao ponto de dizer que quem votou em Lula e porque é ladrão e que os bandidos e as pessoas que não são “de bem” estão comemorando a vitória de um ladrão. Sinceramente, e uma pena que, por causa de posicionamento político, tenha se chegado a tal polarização, na qual umas pessoas xingam outras por terem opiniões políticas diferentes. E, vendo as manifestações e o caos que tomaram conta de rodovias no Brasil, só podemos concluir que esta polarização está longe de acabar.