Sentimentos líquidos

Chama minha atenção o valor sentimental e pessoal vivido nos dias de hoje...

Em tempos de "fast food" também percebo "fast life" e custo a acreditar que isso dará certo algum dia!

O ser humano se tornou escravo da dopamina e o excesso dessa substância fez com que seu cérebro se acostumasse com o prazer instantâneo, isso se tornou tão prejudicial que culminou em um vázio existencial quase generalizado.

Hoje qualquer sentimento duradouro é praticamente escasso devido a facilidade do sentimento instantâneo... Antes quando havia a vontade de comer algo diferente existiam duas hipóteses: Sair para comprar os ingredientes para preparar a comida ou se preparar e ir até o local para comprar e comer a comida desejada, e hoje?

Hoje a vontade desperta e em menos de um minuto já é feito o pedido e em pouco tempo está em sua mesa e quando vai desgustar... Surpresaaa... A vontade passou!

Esse exemplo que usei serve não só para comida mas também para relacionamento e sentimento.

Quem imaginaria algumas décadas atrás a possibilidade de encontrar outra pessoa e se envolver intimamente através de uma foto vista em um aplicativo digital?

Existia "o encontro as escuras" e isso era raro por receio de ambos de não se entrosarem rs...Hoje uma pessoa é capaz de ter vários encontros em um único dia com pessoas nem sequer vistas, percebe a praticidade, a incongruência e a que grau de instantaneidade o ser humano chegou?

Acabou a parte encantadora da expectativa, da sedução, do conhecimento, das afinidades...Todo mistério envolvido na conquista está deixando de existir, assim como, o cheiro de bolo que só é sentido pelo confeiteiro, os outros apenas compram uma fatia do bolo bonito exposto na vitrine da padaria!

O prazer imediato não é capaz de suprir a necessidade do ser humano para proporcionar uma constante felicidade pelo simples fato de quê a dopamina tem que ser criada para chegar ao cérebro e é necessário um processo longo para que isso aconteça!

A humanidade está se viciando com picos de dopamina igual aos viciados em drogas e essa dependência está gerando um individualismo jamais vivido antes. E a consequência?

Bom, ainda não tenho maturidade para afirmar mas arrisco o palpite de quê o "para sempre" não passará de uma frase escrita em algum livro esquecido em alguma prateleira empoeirada de uma biblioteca antiquada.

O sentimento não é mais algo sólido, agora é como se fosse líquido capaz de escoar pelo ralo no menor sinal de alerta, também pudera basta navegar em um aplicativo para substituir, é só ter vontade e escolher no cardápio qualquer coisa que tenha vontade, é banal ao ponto de se ter amigo virtual, amor temporário, separação agendada e um fim num simples bloqueio de mídia social.

karyn suellen
Enviado por karyn suellen em 07/11/2022
Reeditado em 07/11/2022
Código do texto: T7644360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.