Uma reflexão sobre a vida
A vida é feita de caminhos para chorar e para sorrir, sonhos, coragem, resistência, resiliência, amor, escolhas e muita fé!
Sim, a vida é feita de caminhos para chorar e para sorrir, na caminhada há momentos de alegrias e momentos de tristezas, muitos desses sentimentos são decorrentes de caminhos que escolhemos seguir, outros não.
A vida é feita de sonhos, ninguém vive sem um sonho; uns sonham mais alto, outros com os pés mais firmes no chão; uns são mais pessimistas, outros mais otimistas; há sonhos que parecem impossíveis, outros mais próximos da realidade; há aqueles que sonham só para si e aqueles que sonham para si e para outros.
A vida é feita de coragem, em algum momento você vai ter que ter coragem para enfrentar uma situação ou até mesmo alguém, coragem para seguir, mudar uma situação ou continuar nela. A vida exige coragem até mesmo de uma criança.
A vida requer de nós resistência e resiliência, em algum momento da vida teremos que resistir algo ou alguém para que possamos seguir ou continuar no caminho que estamos; a resiliência, por sua vez, é fundamental em um mundo repleto de contradições sociais, lutas de poder e provações.
A vida nos oferta e nos leva a ofertar amor, não há ninguém que passe pela vida que não ame alguém e/ou seja amado. O amor pode ser experimentado de diversas formas, podemos amar um animal, uma pessoa, uma profissão, algo material etc., o amor pode ser recíproco ou não.
A vida é feita de fé, fé em Deus ou em sua não existência, fé na vida, nas amizades, nas pessoas, fé no amanhã, fé na eternidade ou na efemeridade. Ninguém passa pela vida sem exercer a fé em algo.
Por fim, podemos dizer que a vida é momento de aprendizagens e ensinamentos, ensinamos e aprendemos a ser humano e/ou desumano, aprendemos e ensinamos a estar no mundo. Tais aprendizagens e ensinamentos podem ser marcados por continuidades e ressignificações. Ninguém vive sem ensinar e/ou aprender algo.