Mensagem para tempos difíceis

O tempo que recebemos para existir no mundo é o capital mais valioso. Ele é limitado e, ao contrário do dinheiro, não podemos adquiri-lo nem multiplicá-lo.

Os corpos físico, emocional e mental (mente inferior) estão sujeitos ao tempo. A última estação dessa viagem chamada existência física é a morte. Isso pode nos parecer aterrador, mas é a inevitável realidade.

Nosso aspecto inferior (na Cabalá, chamado de Nefesh Behemit, também presente nos animais) está preocupado tão somente com nossa sobrevivência. A diferença entre os animais e nós humanos é que temos intelecto e buscamos ganhar dinheiro.

Quando o instinto de sobrevivência sobrepuja a razão ficamos cheios de temor. É claro que o medo (normal até certo ponto) cumpre seu papel na preservação da vida, da nossa integridade física e do nosso bem-estar psicológico. Entretanto, como é miserável uma vida governada pelo medo constante ou pelo medo excessivo! Necessitamos de esquilíbrio.

Do medo insensato ou infundado surge a falsa necessidade de possuir controle sobre tudo, pois muitas coisas que não estão sob nosso domínio nos amedrontam. Então, como lidar com essa condição?

O mundo exterior é complexo. Nas sociedades humanas os jogos se desenvolvem numa enorme variedade de níveis e contextos, desde a Geopolítica Mundial até as relações humanas do cotidiano. Esses são os jogos de poder.

Obviamente, qualquer pessoa mentalmente saudável repudia a debilidade e, desse modo, deseja ter poder. Assim, quanto mais poder, maiores são suas possibilidades de ação no mundo.

No entanto, vale lembrar que esse tipo de poder é e sempre será limitado. Portanto, podemos distinguir dois âmbitos na vida:

1) As coisas que estão sob nosso domínio (mesmo que apenas potencialmente)

2) As coisas que não podemos e jamais poderemos controlar

Estamos numa jornada que terá um fim (a morte) e nada podemos fazer para mudar isso. No entanto, temos o poder de decidir o que faremos com o tempo restante.

Não podemos manejar os sistemas do mundo, nem mudar (individualmente) os rumos da política, nem controlar o preço do dólar. Contudo, podemos mergulhar em nossa própria psique, conhecê-la e modificá-la, ainda que seja uma tarefa árdua. Está em nossas mãos mudar o padrão dos nossos pensamentos e sentimentos/emoções, mudar nossa vibração e criar circunstâncias favoráveis. Sim, é possível criar pequenos santuários mesmo em meio ao caos...

Abra mão de controlar aquilo que não lhe diz respeito, pois não é de sua responsabilidade. Valorize cada novo alvorecer, cada respiração e cada instante, pois você não sabe onde está o fim da estrada. Tire fardos desnecessários de seus ombros e experimente a liberdade e a paz que você merece desfrutar. E, principalmente, lembre-se de que você é coparticipante do Poder Infinito que jamais falha e jamais se dobra... Consciência, Amor e Vontade são as chaves.