"Censura deveria ser inimaginável num país democrático??"

Depende do que você considera como censura. Liberdade de expressão sem qualquer controle não é liberdade, é anarquia. Em um país democrático, primária e idealmente falando, o direito de um indivíduo de se expressar, especialmente se for fora de um contexto de humor, mais sério, não deve se sobrepor ao direito de ser respeitado de outros indivíduos e grupos. No entanto, também há de se diferenciar ofensa legítima de verdade inconveniente. É a diferença entre eu perceber ou constatar e então dizer que você, por exemplo, tem uma baixa capacidade matemática e de chamá-lo de estúpido por isso e com o risco de generalizar sobre suas capacidades. A primeira é uma verbalização polida ou apenas precisa, sem excessos de eufemismo ou ofensa, e a segunda é uma ofensa que ainda pode ser excessiva não apenas no modo de falar, mas também quanto ao que se fala ou afirma.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 29/10/2022
Código do texto: T7638204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.