"Demo" o quê?

Afinal de contas, o que é mesmo a tão citada DEMOCRACIA?

 

Não vou tomar Vosso tempo com explicações metalinguísticas (via étimo do termo etc.). Então, vamos direto ao assunto. Democracia é a abertura ao diálogo, em que os pensamentos de natureza conflitantes são ouvidos, analisados e compreendidos (não havendo, no entanto, a necessidade de se aceitá-los; essa é outra questão – e bem complexa, por assim dizermos...). A Democracia não possui nenhum viés, isto é, uma visão obtusa, direcionada, atrelada a algum tipo de ideologia (embora muitos ideólogos, muitos políticos etc. citem, de modo bastante retórico, a Democracia, para fins de alcançarem maior número de adeptos). Havendo um espaço democrático de debate (e não de ataques às diferenças de ideias, de ideais, de objetivos etc.), todos têm a chance de se manifestar, cabendo a eles fazer isso ou não.

 

A propósito da questão democrática... Ontem à noite a Rede Record de TV (Canal 7 na Grande São Paulo), durante exibição do programa Domingo Espetacular, apresentou uma reportagem que denuncia a ditadura de esquerda na Nicarágua. A crítica que pretendemos fazer aqui é que o jornalista Afonso Mônaco enviesou demais a abordagem da questão quanto ao fato de ser uma "Ditadura de Esquerda". Por várias vezes o renomado jornalista insistiu nisso. É notório que o referido canal de TV pertence a um pastor evangélico (Edir Macedo), publicamente conhecido por dar declarações polêmicas e se envolver em escândalos (lembremos do caso em que ele chutou uma imagem da Nossa Senhora, em manifestação televisionada de enorme desrespeito à fé católica, um tanto diversa da sua [suposta] fé "cristã", evangélica). As religiões cristãs costumam estar atreladas (ao menos possuem um número significativo de fiéis) ao posicionamento político de Direita (conservador, tradicionalista e avesso a toda e qualquer forma de liberdade humana que esse viés político julgar indecoroso, subversivo, contrário aos "bons costumes").

 

Ora, sem nos determos mais em nossa crítica, vamos direto ao assunto. É preciso, para todos fins e efeitos, lembrarmos aos interessados em aprender sempre mais, que TODA FORMA DE DITADURA ATENTA CONTRA TODOS OS DIREITOS HUMANOS (inclusive contra os "humanos direitos"). Numa ditatura, os únicos favorecidos são os ditadores e sua "elite" de puxa-sacos etc. Em suma: as ditaduras, sejam de Direita ou de Esquerda, são ditaduras in esse, ou seja, em essência. E a essência (totalitária) de toda forma de ditadura é favorecer apenas a si mesma, negando auxílio, perseguindo opositores e tirando a vida desses, na medida do impossível.

 

Em menos de sete dias para a Eleição de 2º Turno no Brasil (e em São Paulo, no nosso caso aqui), convém fazermos alguns exames de consciência. Se nós iremos optar por votar nulo, em branco, reeleger um genocida negacionista e notório inimigo da democracia ou procuraremos dar uma nova chance a um candidato que já cometeu alguns erros, falou muitas bobagens etc., mas, ao nosso ver, seria o "menos pior" em comparação com o já citado Ditador.

 

Leitor(a) Atento(a) e Consciente, procure levar em conta o seguinte: voto não tem preço; tem consequência.

 

Seja Você um Apoiador Declarado de qualquer uma das partes, nunca é tarde para se repensar o peso de nossas atitudes. Porque não somos seres solitários, isolados. Nossas vidas dependem umas das outras. Somos animais políticos, como observa Aristóteles em Política. Nossas escolhas afetam a nós, inclusive a nós mesmos, ainda que afetem a população.

 

Eu apelo ao Ser Inteligente, dotado de enorme Poder de Discernimento do que é Certo e do que é Errado, ao invés da antiquada dicotomia Bem x Mal, que por ora acaba de ter lido esse texto aqui.

 

Se Você votar em São Paulo, procure saber a importância que tem um forasteiro que nunca fez nada por esse Estado, tendo privatizado algumas empresas no Rio de Janeiro. Seu oponente, paulista, não é perfeito. Mas já foi prefeito e, malgrado os erros cometidos (se poucos ou muitos, que diferença isso faz agora?), conhece as necessidades reais do nosso Estado – o mais rico do Brasil.

 

Entre o pouco certo e o muito duvidoso, eu prefiro o primeiro. Não posso jogar meu voto fora.

 

Obrigado por tua Atenção.