Arminianismo x Calvinismo- Uma humilde proposta a um embate teológico histórico.

Em matéria soteriológica, a questão da eleição incondicional, fica com Deus na eternidade, onde a nossa lógica não é capaz de alcançar.

Aqui na Terra devemos apenas nos ater à misericórdia Dele e buscar a rejeição do pecado para que possamos dar bons frutos. O problema é que nós queremos sempre ir além e conjecturar sobre quem será salvo ou não.

Isso pertence a Deus, não a nós.

A Bíblia abre precedente para ambas as interpretações, tanto de natureza Arminiana quanto Calvinista.

Não quero pormenorizar com intermináveis referências bíblicas, pois se consultarmos a apologética de ambas as doutrinas, teremos todas as referências necessárias. Mas, o fato é que a Bíblia não se furta de usar e abusar da partícula "se". " Se quiseres", "Se persistires", " Se aceitares", " Se abrires", deixando uma margem para a escolha humana.

Por outro lado, especialmente na teologia paulina, também há muitas referências para a ação do Criador em predestinar certas pessoas tanto para a perdição quanto para a salvação.

Qual é o meu papel? Ser grato a Deus por me salvar, combater o bom combate e levar o evangelho a quem precisa.

Calvinismo = Eu fui salvo a priori, por isso eu darei bons frutos.

Arminianismo= Eu fui salvo a posteriori, por isso tenho que dar frutos para manter minha comunhão.

Só não podemos crer que merecemos a salvação ou que a nossa autossuficiência seja capaz de nos salvar.

No mais, vamos viver todo mundo na paz.

Essas discussões estão muito mais em como vemos a doutrina do outro do que como elas realmente são.

Clayton Paulo
Enviado por Clayton Paulo em 17/10/2022
Reeditado em 21/10/2022
Código do texto: T7629933
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.