Realidade Trincada
A realidade de alguém é fundamentada em alguns pilares, aparentemente estáveis, que foram construídos ao longo da vida. Com isso, cada um tem sua própria realidade, seus próprios objetivos, compromissos, e teoricamente o seu próprio mundo.
Quando ocorre alguma situação que abala esses pilares, é que surge uma trinca nas bases da estabilidade. Muitas vezes são trincas irreparáveis, e provocam uma revolução ou mesmo uma evolução. Essas trincas são reforçadas por questionamentos. Perguntas internas e insistentes que clamam por resposta.
No fundo do "Eu", são perguntas do tipo:
Porque ainda aceito isso? Porque permiti que chegasse a esse ponto? Porque ainda estou com essa pessoa? Porque ainda estou nesse emprego?
É como se no quebra-cabeças da realidade, as peças não se encaixassem mais. Portanto é evidente que algo está errado, ou não funciona tão bem quanto antes.
São questionamentos que já contém a ideia da necessidade de mudança. E esses questionamentos crescem em progressão geométrica, incontroláveis como a força de um terremoto, visto que causa um efeito dominó que derruba tudo que era conhecido e aceito. Como dito em um velho ditado, é a hora em que a pessoa vai "mudar da água para o vinho". Assim como cidades são destruídas por terremotos, a realidade também se desfaz.
Dizem que a necessidade é a mãe da evolução, concordo, porém acrescento que a insatisfação é tão poderosa quanto, para provocar uma mudança dos antigos paradigmas. É quando o que já foi normal e aceito, torna-se inaceitável. Quando pessoas tornam-se incompatíveis, para não dizer insuportáveis. Portanto a antiga realidade está demolida, e é a hora em que será construída uma nova no mesmo lugar. É uma saída racional e motivada da antiga zona de conforto.
Depois que a mudança for consolidada, e tudo terminar, nada mais será como antes.