Silêncio

O silêncio é uma forma de autocontrole.

É mais difícil ficar em silêncio do que reagir a uma agressão verbal.

É difícil ficar em silêncio enquanto alguém está dizendo mentiras.

É difícil ficar em silêncio quando está sendo injustiçado.

Por isso que manter o silêncio é uma forma rara de autocontrole.

Acredito que seja a expressão física do pensamento "Não discuta com ignorantes". Muitas vezes ignorado durante os momentos de irá.

O desgaste de uma discussão quase nunca vale a pena. As pessoas envolvidas não encontram um acordo e elevam os níveis de raiva, rancor ou seja lá o que for. E isso não faz bem.

Existe tempo certo para manter silêncio e também tempo de abrir mão do silêncio e se manifestar.

Ignorar com o silêncio, reagir sem falar nada é mais difícil. Requer extremo autocontrole.

Eu vejo o silêncio como uma forma de dar ao outra face.

Quem realmente consegue dar a outra face?

Como está na Bíblia no livro de Mateus 5 : "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente.

Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;

e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.

Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.

Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes."

Posso apenas ouvir em silêncio, reconhecer a minha dificuldade em seguir o ensinamento do Reis dos reis.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 04/10/2022
Reeditado em 04/10/2022
Código do texto: T7620079
Classificação de conteúdo: seguro