Vingança

Não sei se há um sentimento mais prejudicial do que o desejo de vingança. É uma vontade de devolver o mal com o mal, de causar um dano maior ao outro.

Ainda me sinto sob a influência da recente leitura do romance Mobby Dick. Por isso, é muito forte o exemplo do capitão que viajou por muito tempo nos oceanos do mundo a procura da baleia Cachalote branca. O capitão de nome Ahab, tinha encontrado essa baleia anos antes, e numa disputa mortal, a baleia arrancou-lhe a perna. A baleia é um animal irracional e fez o que foi preciso para se defender, afinal estava sendo caçada.

Ahab nunca esqueceu do ocorrido, e tempos depois, organizou uma viagem em busca de vingança contra a baleia, que ficou conhecida como Mobby Dick.

A vingança é um sentimento irracional, é a expressão da maldade puramente dita.

Por isso o próprio Deus nos ensina por meio da Bíblia : "Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Romanos 12:19.

O capitão Ahab perdeu a cabeça literalmente em busca de uma vingança idiota, arrastado pela arrogância e com a vaidade ferida, procurou a vingança e perdeu a vida.

Mesmo aqueles que conseguem se vingar, não se sentem satisfeitos, a vingança não trás paz, muito pelo contrário, ela pode fazer a vida se transformar em um inferno. O alívio só é alcançado por meio do perdão. Não é possível combater o mal, praticando o mal.

O que diferencia o agressor, e aquele que se vinga? Absolutamente nada.

Como disse Nietzsche: "Quem luta com monstros deve se cuidar, pois, ao fazê-lo, pode se transformar também em monstro. "

É muito fácil transformar-se naquilo que mais se odeia. O ódio está intimamente ligado ao foco, é de conhecimento geral que tudo que a pessoa foca se expande.

O primeiro exemplo que vem a cabeça é bem antigo já: "Tente não pensar em um Elefante ". A primeira coisa que vem a mente é o Elefante, isso é um exemplo do poder do foco.

Por isso o foco na vingança transforma vítimas em assassinos cruéis, tão terríveis como seus próprios algozes.

Este pensamento já está um pouco longo, mas sinto ainda a necessidade de incluir uma história pra finalizar: "Um cavalo estava amarrado a uma árvore.

Um demônio veio e o soltou.

O cavalo entrou na horta de camponeses vizinhos e começou a comer tudo.

A mulher do dono da horta, quando viu aquilo, pegou o rifle e matou o cavalo.

O dono do cavalo viu o cavalo morto, ficou enraivecido e também pegou seu rifle e atirou contra a mulher.

Ao voltar pra casa, o camponês encontrou a mulher morta e matou o dono do cavalo.

Os filhos do dono do cavalo, ao ver o pai morto, queimaram a fazenda do camponês.

O camponês em represália os matou.

Aí todos disseram que era culpa do demônio, e ele respondeu:

- Não fiz nada, só soltei o cavalo."

Essa história nos ajuda a compreender que muitas vezes colocamos a culpa no Diabo, ou em qualquer outro motivo, quando na verdade é o nosso coração que está corrompido pela maldade e pelo desejo de vingança.

E todos saem perdendo.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 24/09/2022
Reeditado em 24/09/2022
Código do texto: T7613357
Classificação de conteúdo: seguro