Cosmovisão - Weltanschauung - Κοσμοθεωρία

O fenômeno do ser revela o ser do fenômeno?

É indubitável que nossa visão de mundo é determinante na constituição dos fatores que nos direcionam a nos posicionarmos no mundo; mas o quanto há de correspondência entre o mundo como o vemos e o mundo no qual vivemos?

Cosmovisão, visão de mundo, mundividência, Weltanschauung, Κοσμοθεωρία são termos filosóficos para se referir a um conjunto ordenado de valores, crenças, impressões, sentimentos e concepções a respeito do mundo no qual vivemos.

Em outros termos, é a orientação cognitiva fundamental de um indivíduo, de uma coletividade ou de toda uma sociedade, num dado espaço-tempo e cultura, a respeito de tudo o que existe — sua gênese, sua natureza, suas propriedades.

Como essa visão de mundo é construída anteriormente à nossa reflexão sobre o mundo, ela nos é imposta por fenômenos e manifestações culturais presentes e atuantes no Umwelt (mundo-a-nossa-volta, mundo circundante).

Por isso Heidegger dizia que "Ser é ser-no-mundo" (In-der-Welt-sein).

O mundo é um fator constitutivo do nosso próprio ser, e nossa visão de mundo irá determinar o modo como esse mundo irá nos moldar e constituir, fazendo-nos um produto do meio.

Ser livre não é fazer o que todos fazem, não é ser como todos são. Isso é inautenticidade.

Ser livre é tornar-se si mesmo; é ter a autenticidade como alicerce sobre a qual construímos nossa identidade.

Do contrário, seremos como esses que, tendo olhos para ver, veem, mas não enxergam. E que tomam essa cegueira como visão que o direciona a viver em um mundo no qual acreditam ser exatamente como eles o veem.

"Sou o que sou porque eu vivo da minha maneira"

Raul Seixas

"Torna-te quem tu és"

Nietzsche

MAIKON JEKSON
Enviado por MAIKON JEKSON em 24/09/2022
Reeditado em 29/04/2023
Código do texto: T7613308
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.