A chegada da primavera

Somos machucados. Em determinados momentos da vida nós somos tremenda e impiedosamente feridos. Até mesmo pelas pessoas que menos esperávamos. Minguam nossa esperança. Diminuem a nossa certeza. E semeiam no solo do nosso coração dúvidas e inseguranças a respeito de nós, da vida, da existência. Damos ouvidos. Damos atenção. Acreditamos que não somos capazes. Convencemo-nos de que não somos dignos. Arrancam as flores do nosso jardim desde a raiz. E riem da nossa tristeza. Existem pessoas maravilhosas no mundo, pessoas incríveis, que estendem a mão quando o próximo tanto necessita. Contudo, existem pessoas mesquinhas, amarguradas, que destilam seu amargor pela vida contra os outros e não sabem respeitar os demais, reconhecer seu valor, ofertar um pouco de conforto. Mas não tem problema. Podem nos machucar. Nós nos recuperaremos!

“Poderão cortar todas as flores, mas não poderão deter a chegada da primavera” (Pablo Neruda)

Você já prestou atenção no poder da primavera? Vem o outono, amarela as folhas e desnuda as árvores. Vem o inverno, com seu rigor e impiedade. Mas, então, ressurge a primavera. As folhas renascem, tornam a ter cor. O sol brilha, volta a aquecer. A brisa sopra, com o cheiro da natureza. A primavera colore. A primavera vivifica. A primavera traz a vida.

A primavera vai chegar na sua história.

Mas é difícil acreditar. Sobretudo quando temos tantos motivos para duvidar de um capítulo novo, de uma virada importante de página. Olhamos ao nosso redor, e até para nós mesmos, e não vemos saída. Tudo parece errado. Tudo parece conspirar contra a nossa felicidade. Não alcançamos compreensão, acolhimento ou aceitação. Às vezes tudo o que gostaríamos de receber se resumiria a uma palavra amiga de encorajamento e orgulho. No entanto, tudo o que recebemos é descrédito. Até nos dão às costas quando escolhemos trilhar o nosso caminho. É o outono se instalando e o inverno se aproximando.

Porém, existe um fato. Embora não nos atentemos a ele, ele existe!

A primavera vem vindo.

E se a primavera traz vida, cor, vivacidade, o que quer dizer quando dizemos que a primavera vem se aproximando das nossas histórias? Quer dizer que novos sorrisos nos serão dados se a eles nos permitirmos. Quer dizer que novos amores, novos amigos, novos parceiros estão chegando se assim permitirmos que se aproximem.

Ficamos tão presos àqueles que nos feriram, ao inverno rigoroso daqueles que causaram nossa decepção, que não prestamos atenção ao frescor da primavera daqueles que poderão nos amar, nos acolher, nos aceitar! Não que serão bajuladores, dizendo “amém” para qualquer coisa que queiramos. Mas não nos criticarão por motivo banal, nem nos farão duvidar da nossa felicidade. Estarão lá, por nós, ajudando-nos a reflorescer!

E a primavera ninguém pode deter. A força da natureza ninguém pode vencer. Não importa que o firam, que o machuquem, que o tratem com injustiça. Importa que você olhe para essas coisas e reconheça que os lugares aos quais um dia você pertenceu já não lhe cabem, e que agora novos horizontes estão à sua espera para, mais do que serem contemplados, serem vividos!

(Texto de @Amilton.Jnior)