É preciso saber viver
Nossas alegrias, tristezas, angústias, amores, frustrações, enfim, são experiências que contribuíram/contribuem para o que nos tornamos. Mas você não é as suas cicatrizes negativas nem as vivências positivas, mas a soma do que aprende com os erros e com as conquistas. Não se torture pelas coisas do passado, não permita que algo que já se foi venha atormentar o seu atual momento. Não fique obcecado se perguntando “se isso”, “se aquilo”, pois é uma grande perda de tempo e energia.
Você não vai conseguir alterar o que já aconteceu, mas pode modificar a forma de como faz suas interpretações. Se quiser ficar em paz, é preciso aceitar tudo o que aconteceu com sua vida (as experiências boas e ruins), sem julgamentos, elas te moldaram e vão continuar moldando, por isso é importante aprender a lidar com as contingências.
Pode parecer estranho, mas o desejo de querer viver apenas experiências positivas é algo negativo. Mas aceitar as experiências negativas é algo positivo. É um paradoxo, aceite ou vai se afundar em angústia buscando respostas para infinitas perguntas. Quando não temos compreensão do nosso sofrimento, ele nos devora – mas quando compreendemos a sua função, ele nos transforma para que sejamos pessoas melhores.