Cuidados

Devemos ter cuidado com quem só diz o que queremos ouvir e também com quem vive nos diminuindo. Nenhum dos dois tipos é confiável e é frequente que só aprendamos quem eles realmente são depois de tropeçarmos bastante. Enquanto o primeiro tipo nos ilude com doces mentiras, o segundo nos faz duvidar do nosso próprio valor e nos deixa com a sensação de que somos inadequados.

Quando vemos que fomos enganados por uma pessoa a qual usou o truque de só dizer o que nos agradava, podemos ficar abalados por sentir que fizemos o papel de tolos e, ao percebermos isso, usemos nossa experiência como um aprendizado para não cair mais neste velho truque que é tão antigo mas sempre dá certo porque as pessoas preferem ouvir o que lhes agrada.

No caso de percebermos que alguém só fala coisas para nos diminuir, a situação é pior. É frequente que passemos anos aguentando estas pessoas achando que é normal, que é o jeito delas e fiquemos com nossa autoestima abalada e uma autoimagem totalmente desconstruída. O trabalho de reconstrução da nossa autoimagem é longo e trabalhoso, mas é possível. Assim, sejamos pacientes com nós mesmos e entendamos que não precisamos ser fortes o tempo todo, pois tudo que perdemos levará bastante tempo para ser restaurado.