O que está sob seu controle?
Existem coisas que estão sob seu controle, outras não. Todas elas podem te preocupar, mas somente aquelas que você tem controle podem influenciar a sua ação.
Seu pai está muito doente: isso é um bom motivo para se preocupar. Mas você não pode curar a doença dele. Isso está fora do seu controle. E o que você pode controlar? Levá-lo ao médico, comprar remédios, fazer companhia, etc...
Você está com medo de ficar desempregado: isso está fora do seu controle. O que você pode controlar? Estudar, se qualificar, apresentar ideias novas, etc...
Você não vai conseguir mudar aquilo que está fora do seu controle, é perda de tempo e energia, é uma "luta" perdida. Pare de viver atormentado(a) como se uma catástrofe está prestes a acontecer.
Aceite aquilo que você não tem controle e o que não é de sua responsabilidade. A ansiedade vai te consumir se continuar acreditando que és o "juiz do mundo", responsável também por emitir pareceres conclusivos sobre tudo e todos com discursos rasos - querendo consertar tudo que julga ser errado.