O canto da sereia
Quem nunca foi tentado de alguma forma?
As tentações se disfarçam de oportunidades por todo lado.
Parece que vivemos em uma era de falsas promessas e golpes em todos os lugares.
São esquemas de pirâmides que prometem dividendos vitalícios, traders de YouTube que prometem rendimentos exorbitantes com pouco investimento, criptomoedas com valorização astronômica. Isso sem contar os milhares de cursos de formação de Instagram, que parece o varejão do ensino financeiro.
Nesse mar de "oportunidades únicas", o canto da sereia é ouvido de forma doce e suave. E os desavisados vão em frente, sem ter ideia de que irão se afogar. Não sabem se amarrar ao mastro de seu navio, como fez o mitológico Ulisses, para resistir à tentação do canto da sereia. São como moscas que voam em direção à teia da aranha, rumo à morte certa.
E o mercado é como um tubarão faminto e feroz, pronto pra devorar o dinheiro dos que acreditam em promessas financeiras milagrosas.
As futuras vítimas são atraídas por riscos enormes que parecem simplesmente ignorar.
Quando uma coisa parece ser boa demais pra ser verdade, geralmente é mesmo. Não existe almoço de graça, é um ditado bem antigo.
Parafraseando o salmo 91, " mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita", verdade que se aplica naturalmente nos dias de hoje.
A busca por facilidade e altos ganhos ,leva a acreditar em promessas absurdas, e torna as pessoas alvos fáceis dos golpistas.
É preciso uma vigilância constante pra se proteger desses golpes. Estar sempre alerta.
Como é a frase da moda hoje: o golpe tá aí, cai quem quer.