"Enfia a cara no travesseiro; e diz tudo que pensa"

(continua)

Muitos anos depois, na faculdade de jornalismo, eu já era beeeem menos tímido do que na época da faculdade Psicologia. No primeiro dia de aula, uma professora muito experiente que tinha sido editora de vários jornais e programas de respeito. Virou prum outro colega meu, que estava agindo mais ou menos da mesma forma que eu agia (melhor dizendo: não agia) há anos atrás. Este meu amigo teve uma “Coach anti-timidez” bem mais rigorosa que a minha. Ela se virou pra ele, séria e impassível:

- “Ei… é o seguinte. O mundo lá fora não vai se importar se você é tímido. Arrume um jeito de falar SEMPRE o que pensa! SEMPRE. Do seu jeito! Mas… NÃO DEIXE DE FALAR. As pessoas se aproveitarão de sua timidez. E não lhe deixarão crescer!”, “Querem continuar neste curso, e no curso da vida?! Abra a boca E FALE O QUE PENSA. Isso vale pra todos! SE COLOQUEM! Não deixem que falem por vocês… Quem quiser ser tímido, melhor mudar logo de curso!”.

Todos os alunos se olharam sérios e assustados. Meu coração disparou naquela hora. Instantaneamente me recordei de minha outra colega há anos atrás. Mas eu já era um pouco mais safo… Já tinha coisas muito importantes em jogo, no jogo da vida. Os becos entre escolas não me diziam mais nada. Eu sabia que nunca – em essência – deixaria de ser um cara reservado. Mas decidi ali, de uma vez por todas… que daria um jeito de sempre me posicionar. (…) Até hoje como dono de Sebo de Livros, como vendedor e como escritor… muitas vezes aquele menino de 19 anos sente vontade de correr pruma rua escura e fica ali, escondidinho até o problema passar. Uma tática que eu tenho: É de já começar falando algo engraçado, tentando quebrar o gelo… Funciona bem com vendas… Todo método funciona; O único método que NÃO funciona, é se calar… Infelizmente é assim que nosso mundo funciona. “Atropele antes de ser atropelado”. É a regra tupiniquim de como não se “parar na pista”.

(H.B)

Henrique Britto
Enviado por Henrique Britto em 03/09/2022
Código do texto: T7597149
Classificação de conteúdo: seguro