Desistir
Reconhecer que é a hora de desistir de algum objetivo não é fácil. Por isso, fato é que desistir de qualquer coisa, por mais simples que seja, tem sabor de derrota. E derrota tem um sabor amargo e indigesto. Isso é enraizado na cultura, ter que se explicar quando desistir é embaraçoso, visto que gera constrangimento.
Como saber quando abandonar o navio antes de afundar ?
No momento do naufrágio, não há tempo disponível pra qualquer planejamento. É quando a vida afunda e a pessoa se afoga nos problemas causados pela indecisão. No entanto é melhor tomar uma decisão errada do que decisão nenhuma. Quem reconhece que tomou uma decisão equivocada, soube refletir e vislumbrar a opção correta.
Quem não decide nada está seguindo a decisão de alguém, sem saber se é o melhor.
Onde está o limite das tentativas?
Desde quando descobriram que a Terra não é plana, todos os limites do mundo deixaram de existir.
Não se é ensinado a desistir.
E para desistir de algo, é preciso muita coragem. Coragem de superar velhas crenças, de mudar os rumos da vida, encerrar as batalhas.
Enxergar que a guerra acabou, e bater em retirada estratégica também é um ato de inteligência. Não se pode ganhar todas. E muitas vezes a derrota ensina mais do que a vitória.
As vezes a desistência pode se revelar como uma libertação.
Encerro citando o sábio Mahatma Gandhi: " Houve tiranos e assassinos... E, por um tempo, eles parecem invencíveis... Mas, no final, sempre caem. Pense sempre nisto.
Os fortes só o são por um instante, como o sonho de uma tarde que dura apenas um momento. No final, são sempre destroçados. São como poeira ao vento.O amor é a força mais sutil do mundo."