A necessidade de aceitação vai te tornar invisível

A busca pela aceitação pode desgastar a vida em várias áreas. Para agradar o outro, muitas vezes, deixa-se de fazer algo por si. Em alguns casos, a pessoa se torna infeliz, reprimindo sentimentos, pensamentos e comportamentos, causando desajuste emocional e adoecimento psíquico.

Existe um espaço vital em nosso Ser, um lugar só nosso, onde estão os nossos desejos, sonhos, alegrias, prazeres, tristezas, enfim. Este espaço é como um jardim, que merece toda atenção e deve ser muito bem cuidado. Seria justo abandonar este jardim para receber aceitação ou agradar alguém?

A pessoa que se abandona vive cansada, tem autoestima baixa, não gosta quando se olha no espelho. Repete para si: “como a vida é dura e difícil”. Vê pouca alegria ou nenhuma em sua vida. É aquela que quer corresponder às expectativas de todos com grande necessidade de aprovação e reconhecimento.

Se o desejo de aceitação alheia for maior que a autoaceitação, se a pessoa abre mão da própria identidade por causa dos outros, há algo errado. Em certos momentos ou situações devemos fazer algumas concessões para conviver em sociedade, mas existe uma distância entre fazer concessões para o bem-estar de todos e se abandonar.

Psicólogo Luis
Enviado por Psicólogo Luis em 31/08/2022
Reeditado em 01/09/2022
Código do texto: T7595510
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.