Dúvidas
A dúvida é uma constante na vida, uma das raras certezas
Ao contrário do que se pensa,as dúvidas não diminuem com o passar do tempo. Vão surgindo outras e se multiplicam em progressão geométrica.
A necessidade de segurança e certeza é inalcançável. Vive-se com o pouco de certeza que se pode ter.
No mar das possibilidades, a certeza só existe mesmo no passado. Ainda assim as interpretações do passado são infinitas.
A dúvida pode ser maquiada com a falsa sensação de estabilidade. É uma forma de enganar a si mesmo. Talvez seja até uma receita prática de como não sofrer com a ansiedade que as dúvidas provocam, tenho minhas dúvidas.
Mas só funciona se a pessoa realmente estiver enganada. Não dá pra fingir.
Vejo pessoas que se enganam há anos, e às vezes pensam viver no paraíso.
Como diz um pensamento interessante de Melanie Klein: "Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso".
O conhecimento produz mais dúvidas.
E dúvidas geram instabilidade, derrubam as antigas certezas.
Um casamento de décadas pode terminar por causa de uma dúvida que surge. É como o primeiro vazamento em uma represa que se não for sanado a tempo destrói tudo.
As dúvidas são o caminho para o desenvolvimento.
Ainda que muitos duvidem.