Desejos

Eu aprendi com a vida , que os desejos nos movem em direção a realização. Somos atraídos ou afastados por eles.

Os desejos de atividades que nos dão prazer são atraentes e os desejos de fugir de situações de dor são repelentes.

O movimento do desejo é sempre em busca de prazer ou pra evitar a dor, pelo menos é isso que dizem os psicólogos. Queria entender como se explica alguém que tem prazer em sentir dor. Isso prova que nenhuma teoria é perfeita. E que a teoria muitas vezes é baseada na maior frequência observada, e da mesma forma, despreza o que não a confirma.

Desejos são muito particulares e nem sempre são individuais. Um paradoxo, simples, mas existem desejos particulares em que duas ou mais pessoas tem simultaneamente.

Quem nunca soube de duas pessoas que gostam da mesma pessoa? Isso é até normal, mas não é muito legal. Gera uma disputa, em que ao menos um vai sair perdendo. Podem até ser dois perdedores.

E perder não é muito agradável. Pelo menos pra quem é competitivo. Falando a verdade, ninguém gosta de perder.

Que bom que nem tudo é assim escasso, existem desejos que todos podem realizar.

Mas eu ainda penso que o mais perigoso desejo, é por uma pessoa. Porque está fora de controle, pessoas são imprevisíveis, e às vezes a resposta é "não". E o "não" de alguém que você gosta é difícil de superar.

Acredito que é mais fácil dizer um "não" do que receber.

As vezes só podemos realizar um desejo de cada vez. E saber o que focar primeiro é um desafio.

Hoje eu vejo pessoas que priorizaram o desenvolvimento profissional e sentem falta de uma família e filhos. Vejo também o contrário, pessoas que tem família e filhos e buscam o desenvolvimento profissional e pensam estar atrasados.

Penso que esse sentimento de estar atrasado é o mal do século. Talvez ainda pior é não estar satisfeito com a vida que tem.

O que aprendi é que desejos são infinitos, e devem ser tratados com prudência.

É humanamente impossível realizar todos os desejos que se tem, porque não há tempo disponível pra realizar, já que são infinitos, e as vezes podem ser desejos incompatíveis.

Penso que controlar os desejos de uma forma racional, seja uma tarefa de disciplina diária. E que deve ser guiada pelos valores pessoais e os objetivos futuros bem claros.

Quem disse que a vida seria fácil?

Desde que o primeiro homem e a primeira mulher, foram expulsos do paraíso por desejar e experimentar o que era proibido, a dificuldade em sobreviver é companhia permanente.

O desejo pode te levar ao paraíso ou te fazer ser expulso dele.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 19/08/2022
Código do texto: T7586031
Classificação de conteúdo: seguro