O VALOR DE UM CUMPRIMENTO

 

 

Quando tenho algo a fazer no centrinho aqui do Bairro do Juvevê, como ir ao banco, à farmácia, à padaria ou ao supermercado, procuro fazê-lo pela manhã.

 

Ao sair do prédio onde moro, já vejo a zeladora do prédio vizinho em sua faina diária de varrer a calçada ou lavar a entrada do edifício. É a primeira pessoa que encontro ao sair ( aliás, a primeira é nosso zelador, mas esse não conta porque é “de casa” e sempre recebe meu cumprimento). Mas voltemos à zeladora do prédio vizinho. Costumo cumprimentá-la sempre que a vejo e é o primeiro sorriso que conto ao sair.

 

Depois, andando um pouco mais, há o segurança de uma academia que fica fora do recinto, no portão, protegido por um guarda sol. Nem chego a cumprimentá-lo, ele se antecipa e me diz bom dia com um largo sorriso.

 

Na sequência, encontro um varredor de rua, que nem sempre é a mesma pessoa. Dou-lhe um bom dia com voz firme e forte e ele retribui satisfeito. E, assim, vou cumprimentando as pessoas que encontro pelo caminho. Umas poucas me ignoram, não respondem, outras estão com fone de ouvido e nem ouvem, mas a maioria fica surpresa pois isso não é comum. Respondem com um sorriso, um pequeno comentário, um aceno.

 

Já fiz amigos no banco, na farmácia, no supermercado, na padaria. Procuro sempre exercitar uma palavra amável para cada pessoa. Quando estou com meu companheiro, somos dois a cumprimentar. O vigia do Banco do Brasil, sempre que nos vê, se apressa em abrir aquela portinha ao lado da porta giratória, para nos facilitar a entrada, porque sabe que Agenor tem uma deficiência visual.

 

Vejam só, que diferença faz um simples cumprimento. Claro que não vou cumprimentar toda aquela multidão que anda pela Rua XV de Novembro, no centro, mas parece que o cumprimento foi abolido nas grandes cidades. Dar um sorriso e cumprimentar faz uma diferença em nossa vida e na de outras pessoas também. É uma pequena prova de que nos interessamos por elas.

 

A cidade grande desumaniza, nos torna autômatos, pessoas fechadas em carros, preocupadas com seus interesses, ligadas em celulares, egoístas. Como é bom dizer “bom dia” com um sorriso e receber outro sorriso de volta. Meu dia se torna mais gostoso. Por que eu não soube disso antes?

 

 

 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 11/08/2022
Reeditado em 11/08/2022
Código do texto: T7580245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.