Sobre elogio e reconhecimento
- Você gostaria de fazer sucesso e ser famoso?
- Não!
- Então do que você gostaria em relação às pessoas?
- O mínimo...
- E o que seria o mínimo?
- Respeito, educação, alteridade, reconhecimento...
- E empatia?
- Nem tanto, prefiro a alteridade...
- Então gostaria de ser elogiado?
- Não confundamos reconhecimento com elogio, são coisas diferentes, embora caminhem juntos...
- Como assim? Ao ser reconhecido, automaticamente, também será elogiado.
- Sim, mas não aquele elogio exagerado, forçado, mas o elogio puro, que pode ser feito até por quem não gosta de você ou do seu trabalho!
- Como assim?
- São muitas as situações, por exemplo, o patrão que reconhece depender do empregado para ter tudo o que tem e com isso respeitá-lo em sua dignidade com um bom salário e condições de trabalho é o reconhecimento que o empregado precisa. Ser tratado com respeito...E da mesma forma o empregado reconhecer quando o patrão é um bom patrão e respeitá-lo e cumprir suas funções de uma forma competente...Não adianta ficar elogiando sem o devido reconhecimento!
- Mas quando dizem que você é bom, que fez um bom trabalho, que é um sucesso, que é o melhor...
- Isso é um perigo, pode ser bom para o ego, ou não, e pode te derrubar, fazer você achar que não tem mais nada que aprender, aí você pode se acomodar e não evoluir...como diria François Fénelon, “fuja do elogio, mas faça por merecê-lo...”
- Então não é bom ser famoso, fazer sucesso?
- É melhor ser importante, fazer a diferença, se vai ficar famoso ou fazer sucesso com isso é o que menos importa, o que vale é poder fazer algo que possa ser aproveitado pelas pessoas que ficam, que possa melhorar a vida delas de alguma forma, o resto pode ser consequência...