Se o tempo pudesse voltar...

Acredito que a maioria das pessoas diria que se pudesse voltar no tempo, faria tudo de novo, não mudaria nada.

Eu particularmente, não posso dizer o mesmo, iria mudar quase tudo, e com certeza cometeria novos erros. Tentaria não repetir os mesmos erros.

Não teria os mesmos relacionamentos. Faria diferente, principalmente não iria nos lugares em que conheci as pessoas erradas. Existem pessoas que eu queria não ter conhecido.

Teria que voltar com um roteiro do que não fazer e onde não ir.

Sei que hoje sou o resultado de toda experiência vivida no passado. E sei também que o passado não pode ser alterado.

Mesmo assim, se pudesse, eu evitaria sentir alguns arrependimentos que sinto hoje.

Não escutaria o canto da sereia. Resistiria às tentações que eu caí, e depois me arrependi.

Eu aproveitaria mais o tempo com as pessoas que eu gostava e que hoje não estão mais aqui.

Um dos arrependimentos que tenho comigo é o de não ter ido visitar a minha vó um dia antes, e no outro dia ela morrer e eu ter que ir às pressas.

O dia que meu avô faleceu, eu não iria deixá-lo sozinho.

Quando meu pai sofreu um AVC, eu não teria discutido com ele no dia anterior.

Acho que todos tem algo no passado que queriam mudar.

Mas esses são fatos inevitáveis...

Demorei pra descobrir isso.

Aprendi que um único instante pode ter consequências por muitos anos a frente. E as escolhas são o caminho para o futuro.

Tenho plena consciência de que só tenho o presente para fazer o que eu quero.

E quem vive no passado, está a um passo da depressão, já quem vive no futuro, vive ansioso. Nenhum desses dois estados é bom.

A parte mais interessante de escrever é essa liberdade para refletir sobre qualquer assunto, sem se prender somente no que é possível, ou real. É o que é fantástico que fascina.

A liberdade na escrita é praticamente absoluta. E não tem nenhum compromisso com a realidade. Se não fosse assim os filmes e histórias de super heróis não fariam tanto sucesso.

Às vezes uma fuga da realidade faz bem. Não sei explicar o motivo, mas é assim que acontece.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 03/08/2022
Reeditado em 18/05/2024
Código do texto: T7574356
Classificação de conteúdo: seguro