Exame de consciência
Quando a sensação de ficar mais velho vai ficando cada vez maior, é interessante refletir sobre a vida. A imagem do espelho já mostra alguns fios de cabelo branco, meio tímidos ainda, mas estão lá.
Surgem alguns questionamentos.
O tempo não pára e a gente ainda passa correndo.
Muitas coisas passam despercebidas.
Apenas o que focamos se expande.
Por isso é necessário que a atenção esteja focada nas coisas certas.
Primeiro o mais importante.
Não acredito que tudo simplesmente acontece, existem motivos escondidos no passado que são úteis para entender o presente e construir o futuro melhor.
Aliás o presente é a colheita do que foi plantado no passado, ao passo que é o momento em que também se planta as sementes do futuro. Um ciclo eterno, o ciclo da vida.
Ninguém pode controlar muita coisa. Apenas pode-se dominar a própria reação diante das circunstâncias. Mas é fácil perder o controle, pois somos simples e falhos mortais. E as ocasiões podem ser imprevisíveis.
É uma virtude buscar o motivo pelo qual se levanta da cama todos os dias.
Ter a consciência do que procura no mundo. Pra quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve.
Ter um propósito, um sonho, muda tudo.
Como diz uma frase atribuída a Nietzsche " Aquele que tem um porquê pra viver, pode enfrentar quase todos os comos".