O que acontece quando não praticamos o autocuidado ??
Qual é o valor que você se dá?
A autoestima tem a ver também com o autocuidado. Quando você se conhece (autoconhecimento), passa a se respeitar, a dar mais valor para as suas necessidades. Com isso, começa também a se cuidar mais: mentalmente, fisicamente, esteticamente e socialmente.
E o que acontece quando não praticamos o autocuidado (o cuidar de si)?
Certamente vamos deixar de lado os cuidados com a aparência, higiene e a alimentação, por exemplo. A pessoa, em muitos casos, não percebe que sua autoestima está baixa, que carece de amor-próprio. Além disso, há sentimentos de insegurança, incapacidade, não pertencimento, aceitação, ansiedade e medo de ser julgado - envolvidos.
Sabe aquela frase popular: "a primeira impressão é a que fica"? Então, quando encontramos alguém descuidado, costuma-se focar apenas na aparência exterior, aquela imagem com a qual o outro se apresenta para o mundo, que inclui também aspectos do lugar onde vive ou trabalha. Mas a falta de autocuidado vai além dessa "aparência externa". Quem não cuida de si carrega isso para questões mais profundos. Se os cabelos estão ensebados, as roupas encardidas e rasgadas, o emocional e o psicológico podem estar bem piores.
Ter baixa autoestima reflete em uma série de comportamentos que podem, a longo prazo, ser prejudiciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. E você, depois de ler isso, consegue refletir sobre as consequências de não praticar o autocuidado, da importância em ter uma boa autoestima?