Sair dos trilhos

“Desde que minha vida saiu dos trilhos, sinto que posso ir a qualquer lugar” (Zack Magiezi)

Em alguns momentos da nossa vida pode acontecer de as coisas “saírem dos trilhos”. Algo dá errado, ficamos desestabilizados, somos forçados a encarar a vida a partir de perspectivas completamente novas. Não queríamos. Mas os desafios da existência nos impuseram que mudássemos a rota, atravessássemos pontes e desbravássemos paisagens inteiramente novas. Somos obrigados a deixar a tão confortável zona do familiar e adentrar a desconfortável área do desconhecido.

Só que nesses momentos que não costumamos buscar ativamente, que, se pudéssemos, escolheríamos nunca precisar vivenciar, acabamos descobrindo potenciais dentro de nós até então adormecidos, ignorados, minimizados. Quando a vida sai dos trilhos a gente consegue entender que ela não precisa seguir a padrões, a rotas preestabelecidas, a mapas há muito desenhados. A gente descobre que é sim possível viver coisas novas desde que haja vontade e abertura para isso. Quando a vida sai dos trilhos a gente entende que pode construir nossa própria estrada e alterá-la quando bem quisermos.

Esse é o lado bom de se ver confrontado em certos momentos. Somos impulsionados a abrir nossa mente, ampliar nossa visão e observar o horizonte com mais atenção, com mais minuciosidade, procurando pelas possibilidades que nele se apresenta. Isso só é possível quando deixamos de andar pelas mesmas ruas e avenidas. É como alguém que observa a mesma paisagem todos os dias, na mesma posição da janela. Ele vê a mesma coisa a semana inteira. E somente a mesma coisa. No entanto, ao mudar de ângulo, ao trocar aquela janela por outra maior e mais espaçosa, então descobre outras possibilidades de ver a vida acontecer. Na vida só notamos que podemos alcançar outros patamares quando deixamos aquela velha mania de seguir a irredutível rotina. Ela pode ser segura, por um momento. Mas o tempo passa. E a mesmice nos entedia.

Então não reclame quando a vida sair dos trilhos. Ou melhor, não reclame para sempre. Porque é verdade que acontecem eventos na nossa vida que seria melhor que não acontecessem. Uma traição, por exemplo, ou uma demissão, são bons exemplos de acontecimentos tristes demais para que não lamentemos pelo que aconteceu. Mas uma traição pode estar nos mostrando que somos dignos de corações mais nobres e maiores. Uma demissão pode nos incentivar a, finalmente, arriscarmos concorrer à uma cobiçada vaga que há tempos desejamos. Quando a dor passar você verá que não poderia ter acontecido cosia melhor do que a vida, em algum instante, ter saído dos trilhos e apontado caminhos novos.

(Texto de @Amilton.Jnior)