OS ATALHOS E O CAMINHO
OS ATALHOS E O CAMINHO
Hebreus 12.12-17
Introdução:
O que você prefere? Andar a pé ou de carro? Sei que existe um delicioso conforto em andar de carro (ar condicionado, rapidez, maior conforto físico, etc.). Já o andar a pé trás alguns dissabores como: poeira, buracos, subidas e descidas, desconforto fisco, sensações climáticas, etc.
A caminhada da vida nos trás desafios diários e constantes, e às vezes seremos tentados em pegar atalhos que prometem facilidades e tranquilidades. Mas, não se deixe enganar por falsos atalhos. Existe somente o Caminho, não se desvie. Coragem!
O Tema de hoje é: OS ATALHOS E O CAMINHO. Nós como filhos de Deus, precisamos permanecer firmes no Caminho, pois somente este trás a cura (12.13) e a restauração (12.12). Hoje, aprenderemos que para andar com excelência no Caminho da Vida precisamos nos atentar para duas importantes verdades, a saber:
1. ESFORÇA-TE NA CAMINHADA
“Mas, uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio”. (Filipenses 3.13-14).
• A caminhada às vezes é cansativa. No começo estamos empolgados com a viagem, mas a dor, a insegurança, o medo, a decepção, o passado, etc. virão. E teremos a tentação de desistir e de buscar atalhos. Por isso, somos exortados a prosseguir no Caminho (12.12), com paciência (12.1) sem perder o foco em Jesus (12.2); Mau exemplo de Saul.
• Esforça-te na caminhada, e faça uma analise de como anda a sua caminhada (12.13). Cuidando daqueles que caminham ao teu lado (12.14), para que haja paz em sua caminhada, e todos se sintam motivados e amados (12.14-15). Nesta caminhada existem pedras, montanhas, desertos, etc. e estamos sujeitos a decepcionar e sermos decepcionados, mas existe cura no perdão (12.15);
2. TIRE PESOS DESNECESSÁRIOS
“Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”. (2º Timóteo 2.4).
• Precisamos aprender a esquecer das coisas desnecessárias que já ficaram para trás para que experimentemos em plenitude aquilo que o Senhor já colocou em nossa caminhada, alguns passos à frente. Somos chamados a nos livrarmos de tudo aquilo que são pesos desnecessários: sentimentos malignos, pecados ocultos, etc. (12.14). Para que desfrutemos em cada momento da Presença do Pai Celestial;
• Precisamos nos atentar as nossas fraquezas espirituais que precisam ser vencidas. Não caia no erro fatal de subestimar suas fraquezas. Esaú subestimou e suas fraquezas o levou a fracassar (12.17). Fuja das tentações, não seja louco como Esaú que trocou o excelente pelo banal (12.16);
CONCLUSÃO:
Na caminhada seremos tentados em seguir por atalhos ou desistir. Mas, esforça-te na caminhada, não permita que as dores te afastem de Deus, não perca o foco em Jesus. Não subestime suas fraquezas e tentações, livre-se dos pesos desnecessários, para que desfrute em cada momento desta caminha da Presença do Pai Celestial.