Ao usar o tempo seja sensato

Tem gente que vive afobada, ansiosa, terrivelmente preocupada em fazer o máximo de coisa no menor tempo que lhe for possível. Essa gente vive cansada e insatisfeita – parece que quanto mais correm, menos tempo têm. E tem gente que vive despreocupada, lentamente, assombrosamente inerte diante de coisas importantes que precisamos fazer enquanto temos a chance. Essa gente vive imóvel e entediada – os braços cruzados não lhes permitem abraçar os presentes da vida. E tem gente que ao usar o tempo é sensata. É essa que temos que imitar.

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo” (José Saramago)

Sábio conselho esse, não?! Primeiro o autor nos traz uma lição importante: que possamos nos afastar da pressa. Dizem que a pressa é inimiga da perfeição. Eu não acredito em perfeição, mas concordo que com pressa não conseguimos oferecer o nosso melhor ao que nos propomos fazer. Fica de qualquer jeito. Sem acabamentos. Sem aqueles necessários retoques. A afobação nos faz passar pela vida sem senti-la, sem vivê-la, sem vê-la acontecer. Viver por viver, correndo contra o tempo, tentando ser mais rápido que o relógio, só entrega aquele sujeito ao mais amargo dos resultados: arrependimento pelo tempo que perdeu ao tentar superá-lo.

Mas o autor prossegue e nos alerta para que evitemos a perda de tempo. E perdemos tempo quando achamos que somos eternos, infinitos, que nada pode nos desestabilizar e que teremos todo o tempo do universo para aquilo que postergamos. Perdemos tempo quando deixamos para depois aquilo que era importante de ser feito agora. Precisamos rever nossa vida e discriminar o que temos negligenciado em benefício de coisas frágeis, voláteis, fracas, que ao soprar de uma brisa desmoronam e nos causam frustração.

Porque é isso o que fazemos. Temos pressa para coisas inúteis, mas perdemos tempo quando se trata de coisas valiosas. Temos pressa em obter um sucesso que disseram ser o ideal, mas perdemos tempo na hora de viver aquilo que de fato colocaria um sorriso verdadeiro no nosso rosto. Temos pressa para atender às expectativas de todas as pessoas que nos cercam, no entanto perdemos tempo quando tapamos nossos ouvidos para a nossa voz interior que clama em nosso peito para que façamos aquilo que nos permitiria sentir prazer em um mundo de tantas dores e lágrimas. Temos pressa em desperdiçar a vida e perdemos tempo quando não percebemos isso.

Então, ao usar o tempo, seja sensato. Ele não é infinito, embora seja o bastante para quem sabe aproveitá-lo. A questão é que precisamos priorizar as coisas na nossa vida. Para isso, devemos nos conhecer, fazer uma viagem ao nosso interior, acessar aqueles desejos que tentamos silenciar em nome do barulho de um mundo sempre tão autoritário e exigente. Não perca tempo vivendo uma vida que não é realmente sua. Tenha pressa em assumir sua verdade e desfrutar do prazer de ser quem se é.

(Texto de @Amilton.Jnior)