APRENDIZADO E O SIGNIFICADO

A maioria das antecipações de ganho surge das expectativas de um evento por vir, e refere-se a tornar o cotidiano mais agradável, a criar projetos estabelecendo padrões que mostrem uma relação de dependência de tempo, a fim de assimilar as previsões de eventos futuros.

Numa tarde de sexta-feira dirigia meu carro a partir da cidade onde morava para uma localidade próxima. De repente, perdi controle do veículo pouco antes de uma curva, seguindo em direção a uma barreira na curva da estrada à velocidade terminal de 90 quilômetros por hora, e o solo do aclive aproximando-se, com a minha mente esforçando-se para absorver o violento irrazoável desta nova experiência – incerto se estava acordado ou a sonhar.

Embora tivesse estado em antecipação destes momentos desde sempre, em poucos segundos a minha indesejável expectativa pessoal tinha-se reunido bruscamente com o solo. A experiência rápida e absurda de força elementar bruta transformou-se de uma sobrecarga sensorial num embaçamento de memórias estranhamente simplificáveis à medida que a aventura receosamente esperada se transformava em memória, como o vento ligeiro, a poeira e a emanação do vapor quente do radiador.

Relatando a experiência ao médico no hospital, ele perguntou se tal façanha tinha significado. Teria meu descuido simbolizado algo? Perguntei a mim mesmo se tal ocorrência me tinha mudado. De repente, encontrei a minha mente voltada para trás nesses momentos fugazes, construindo uma série de ligações entre o que tinha vivido e a minha vida como um todo.

Ora, encontro-me a refletir sobre como antecipamos, experimentamos e assimilamos os acontecimentos das nossas vidas, enaltecendo uns, ignorando outros e agarrando para sempre o sentido de tudo isto. O significado da minha vida hoje não é o que o sentido era ontem, me legando uma oportunidade de refletir e analisar, avaliar e relacionar.

Viver o momento presente nos liga a emoções positivas como a felicidade e a alegria, também, nos afasta e amortece de sentimentos negativos.

Por outro lado, a antecipação que precede o acontecimento pode nos trazer prazer e nos munir de expectativas que utilizaremos para avaliar o resultado que esperamos.

Porém, em nossa espontaneidade, não devemos acentuar demais a proporção abstrata de nossas expectativas positivas que conduz ao evento futuro antes da ocorrência de um acontecimento, pois, acaso a experiência for negativa, a expectativa positiva pode agravar a avaliação negativa do evento.

Quase sempre, nossa antecipação como uma avaliação cognitiva de um objetivo por vir é percebido como um sentimento afetivo que depende de uma referência ao futuro.

Alguns associam espontaneidade com impulsividade. Mas, o que dizer daqueles que, muitas vezes, obsessivos em sua orientação de vida, temendo a perda de controle com medo de qualquer coisa que possa levar ao fracasso ou rejeição e dos sentimentos de culpa, vergonha ou humilhação que acompanham, quase nunca se manifestam de qualquer maneira e remoem minuciosamente sobre quase todos os atos, todas as escolhas, todas as decisões, incapazes de expressar sentimentos vulneráveis, assim minando seriamente a sua capacidade de agir no momento, porque estão tão preocupados com o que os outros possam pensar sobre eles.

Portanto, as pessoas que se sentem livres para agir espontaneamente o fazem porque têm autoconfiança e acreditam no seu julgamento.

Ninguém é perfeito! Não há razão em seguir as regras literalmente e perder-se em detalhes. Brincar, relaxar e ser íntimo faz parte do viver.

Aquele médico que me repreendeu sobre dirigir muito rápido antes de uma curva, tão meticuloso foi em proceder com perfeição em seu atendimento, que, por duas vezes errou a minha veia ao tentar injetar um medicamento em meu braço, deixando-me a lembrança dele como um hematoma dolorido no local das picadas da injeção.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 29/07/2022
Reeditado em 07/10/2023
Código do texto: T7570538
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.