3. ABRA A JANELA DE DEUS PARA ATITUDES GRANDIOSAS
ABRA A JANELA DE DEUS PARA ATITUDES GRANDIOSAS
Juízes 7.1-19
INTRODUÇÃO:
Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito. SUA ATITUDE DEFINIRÁ SUA ALTITUDE! “A vida é 10% do que acontece comigo e 90% de como eu reajo a isso. ”
(John Maxwell)
“Eu estarei com você”, respondeu o Senhor, “e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem”.
(Juízes 6:16)
Um pequeno resumo das oposições que os israelitas precisavam vencer:
a) Os israelitas sofriam há 7 anos nas mãos do inimigo.
“De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas.”
(Juízes 6:1).
b) Os midianitas eram os inimigos.
“Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas”.
(Juízes 6:2)
c) A oposição crescia a cada tempo.
“Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam”.
(Juízes 6:3 )
d) O inimigo tinha uma maneira específica de agir.
“Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam. Acampavam na terra e destruíam as plantações ao longo de todo o caminho, até Gaza, e não deixavam nada vivo em Israel, nem ovelhas nem gado nem jumentos. Eles subiam trazendo os seus animais e suas tendas, e vinham como enxames de gafanhotos; era impossível contar os homens e os seus camelos. Invadiam a terra para devastá-la.”
(Juízes 6:3-5)
As oposições satânicas são personalizadas, previsíveis e frequentes. O diabo é TEIMOSO!
e) O medo se instalou no coração do povo de Israel.
“Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas.”
(Juízes 6:2)
f) Uma das consequências foi uma vida fora do destino divino.
“Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas. ”
(Juízes 6:11)
g) O arrependimento foi um fator fundamental para a libertação do cativeiro.
“Por causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por
socorro ao Senhor. ”
(Juízes 6:6)
h) A prática do arrependimento no contexto foi - Destruição dos altares idólatras.
“Gideão construiu ali um altar em honra do Senhor e lhe deu este nome: O Senhor é Paz. Até hoje o altar está em Ofra dos abiezritas. Naquela mesma noite o Senhor lhe disse: "Separe o segundo novilho do rebanho de seu pai, aquele de sete anos de idade. Despedace o altar de Baal, que pertence a seu pai, e corte o poste sagrado que está ao lado do altar. Depois faça um altar para o Senhor, para o seu Deus, no topo desta elevação. Ofereça o segundo novilho em holocausto com a madeira do poste sagrado que você irá cortar".
(Juízes 6:24-26)
i) A chave para a solução do problema.
“Quando Gideão viu que era o Anjo do Senhor, exclamou: “Ah, Senhor Soberano! Vi o Anjo do Senhor face a face! ” Disse-lhe, porém, o Senhor: “Paz seja com você! Não tenha medo. Você não morrerá”. Juízes 6:22-23
PARA ABRIR A JANELA DE DEUS PARA ATITUDES GRANDIOSAS:
1. LUTE COM CORAGEM.
“Anuncie, pois, ao povo que todo aquele que estiver tremendo (tímidos e medrosos) de medo poderá ir embora do monte Gileade". Então vinte e dois mil homens partiram, e ficaram apenas dez mil.”
(Juízes 7:3)
Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”. (homem corajoso, valente e forte). Juízes 6:12
NÃO MISTURE A SUA MISSÃO COM A SUA EMOÇÃO. Quando Deus estabelece um projeto, ele estabelece alguém para cumpri-lo. “Sua identidade não são suas circunstâncias! Fazer as obras do Pai é destruir as obras do Diabo! ” (Bill Johnson)
2. AUMENTE SUA SEDE ESPIRITUAL.
Mas o Senhor tornou a dizer a Gideão: “Ainda há gente demais. Desça com eles à beira d’água, e eu separarei os que ficarão com você. Se eu disser: Este irá com você, ele irá; mas, se eu disser: Este não irá com você, ele não irá”.
(Juízes 7:4)
Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. João 4:13,14
Ninguém vai para a guerra sem um cantil de água! A intimidade com Deus determinará o nível das suas conquistas.
“Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória. O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. Eu te bendirei enquanto viver, e em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma ficará satisfeita como de rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará. Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite. Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas. A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém.”
(Salmos 63:1-8)
3. USE O DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
“Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída. E respondeu o seu companheiro, e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e todo este arraial.”
(Juízes 7:13-14)
Discernimento: Estabelecer convincente diferença (entre pessoas, situações ou espíritos). Usar seus sentidos espirituais corretamente é uma das principais vantagens contra o inimigo. TEMOS QUE VER MAIS A DEUS DO QUE DEMÔNIOS!
4. DEPENDA COMPLETAMENTE DE DEUS.
“Gideão e os cem homens que o acompanhavam chegaram aos postos avançados do acampamento pouco depois da meia noite, assim que foram trocadas as sentinelas. Tocaram as suas trombetas e quebraram os jarros que tinham nas mãos. ” (Juízes 7:19)
E o Senhor disse a Gideão: “Você tem gente demais, para eu entregar Midiã nas suas mãos. A fim de que Israel não se orgulhe contra mim, dizendo que a sua própria força o libertou...” Juízes 7:2
5. USE SUA AUTORIDADE ESPIRITUAL.
“...as três companhias tocaram as trombetas e despedaçaram os jarros. Empunhando as tochas com a mão esquerda e as trombetas com a direita, gritaram: “À espada, pelo Senhor e por Gideão! ”
(Juízes 7:20)
“Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”. ”
(Mateus 16:16-19)
A autoridade espiritual evidencia a quem representamos. A Igreja sempre vence! Você em Cristo sempre vence.
6. SUPERE A PASSIVIDADE (em todos os níveis).
“...Tocaram as suas trombetas e quebraram os jarros que tinham nas mãos...”
(Juízes 7:19)
“Por isso naquele dia chamaram Gideão de ‘Jerubaal’, dizendo: “Que Baal dispute com ele, pois derrubou o altar de Baal”. (Juízes 6:32)
A adoração expressa a sua origem espiritual!A adoração confunde e afugenta os nossos inimigos. Lembre-se de Atos 16:24-30: Paulo e Silas cantando e orando na prisão.
CONCLUSÃO:
“Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias 4:6
Veja o que os inimigos estão dizendo a seu respeito:
“Gideão chegou bem no momento em que um homem estava contando seu sonho a um amigo. (...) Seu amigo respondeu: “Não pode ser outra coisa senão a espada de Gideão, filho de Joás, o israelita. Deus entregou os midianitas e todo o acampamento nas mãos dele”. ” Juízes 7:13,14
Veja o que vai acontecer com os seus inimigos:
“Quando as trezentas trombetas soaram, o Senhor fez que em todo o acampamento os homens se voltassem uns contra os outros com as suas espadas. Mas muitos fugiram para Bete-Sita, na direção de Zererá, até a fronteira de Abel-Meolá, perto de Tabate. ”
Juízes 7:22
O DESFECHO:
“Assim Midiã foi subjugado pelos israelitas, e não tornou a erguer a cabeça. Durante a vida de Gideão a terra desfrutou paz quarenta anos. ”
(Juízes 8:28)
Pronto para “abrir a janela” das atitudes grandiosas como Gideão?