O vocabulário adolescente

O VOCABULÁRIO ADOLESCENTE

Miguel Carqueija

 

É muito forte, no Brasil, a imagem quase pejorativa que se faz dos adolescentes. Mais de uma vez eu fui criticado por colocar, em meus escritos, adolescentes fazendo uso de linguagem que parece foi considerada difícil.

Nunca concordei com isso, com essa idéia de que adolescente só fala gíria, palavrão e frases largadas, desleixadas e debochadas. Pelo contrário, os jovens podem dizer sim frases profundas e sábias, sem precisar ser linguagem de Einstein.

Costumo pensar em personagens de mangás e animês, da cultura pop japonesa, especialmente garotas heroínas. Não é que falem difícil, mas falam bonito. Como simples exemplo cito palavras da adolescente Usagi Tsukino, mais conhecida como Sailor Moon, no filme “Corações em gelo”:

 

“Nós, neste pequeno planeta chamado Terra, ganhamos as nossas vidas. Elas podem ser vidas insignificantes. Mas nós cultivaremos a preciosa vida que ganhamos.”

 

Da Miraculous Ladybug (francesa):

"O que leva o mal a vencer é as pessoas boas não fazerem nada."

 

Da Kurenai Ishida (série Mussumets):

"Justiça não é só dar golpes, nem mesmo ficar repetindo essa palavra! A Justiça nasce dentro de nossos corações."

 

Da Zakuro (série Tokyo Mew Mew):

"Amar alguém é um ato nobre."

 

Quanta profundidade em poucas palavras!

Meu recado portanto aos adolescentes: exercitem a boa linguagem, não se deixem influenciar por uma mídia superficial e modismos banais. Procurem ler bons livros e assistir bons filmes — a elegância de pensamentos e linguagem virão naturalmente, independente de sua pouca idade.

 

Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2018.

 

imagem pinterest