Para meu avô, meu eterno Pequeno Príncipe.

Somos seres únicos e a vida não nos permite ser tão redundante com o outro, seria injusto não ouví-lo. Saber a hora de parar para ouvir é essencial, mas isso não é ensinado. Me pego apegada e imersa em paranóias as quais só eu conheço e alimento, sim, alimentamos com dores, alegrias e elas vão aumentando de acordo com a intensidade que vivemos no momento. Para mim grande sonhadora é difícil parar para respirar e entender o que está acontecendo em meio a um turbilhão de pensamentos.

A culpa sempre me cercou, ainda quando criança me ensinaram a responsabilidade que eu teria a partir de cativar algo. Naquele momento que minha mãe lia pra mim o Pequeno Príncipe é como se tivesse virado a chave do "altruísmo". Pois bem, é sobre ouvir o outro, ser paciente mas antes de tudo ser verdadeiro com nós mesmos. Não há forma de levar a vida se não pelo auto-perdão e pela gentileza consigo e com o outro.

Esse livro que me marcou profundamente, e foi presente do meu avô para a minha mãe, ele nem sabia ler as palavras por completo, mas sabia a essência do que havia ali, ele conhecia e mesmo partindo tão cedo deixou apenas uma coisa pra mim: O amor genuíno! (Pausa pra te agradecer, vô João, estou aqui firme pelo teu amor).

Depois de 15 anos da minha primeira leitura do livro com a minha mãe, me permiti lê-lo mais uma vez, foi aí então que me deparei com a seguinte frase: '' As pessoas são só solitárias porque constroem muros ao invés de pontes". Quantos muros construímos diariamente por ações que mereciam pontes? Por quê não abrimos mão do nosso orgulho ou da nossa ignorante certeza para ouvir o outro e construir pontes que permitem um acesso mais seguro e fluido?

Tenho tentado me livrar das certezas as quais não tenho, ter paciência comigo e com o outro e pegado diariamente minhas ferramentas para construir minhas pontes. Vale lembrar que as nossas pontes são construídas a partir da calma do tempo, dedicação do amor e esperança que dias melhores sempre vão vir..tudo passa e é efêmero!

Dedico esse texto a todos que se culpam, que sentem e que têm um Pequeno Príncipe que envie energias ainda que do outro plano.

“O Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte”.

-Pequeno Príncipe

CatarinaS
Enviado por CatarinaS em 27/07/2022
Reeditado em 27/07/2022
Código do texto: T7568960
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.