O BOM SAMARITANO
O BOM SAMARITANO
Lucas 10.25-37
Introdução:
Esta parábola nasce de uma pergunta simples, mas principal: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?” (Lc. 10.25). E JESUS usando o método socrático, que consistia em responder as perguntas com outras perguntas, disse: “O que está escrito na Lei? Como você a lê?’ (Lc. 10.26).
Nós também precisamos nos atentar para estas perguntas, pois o nosso destino espiritual depende dessas respostas. A parábola nos ensina que existem três modos de viver a vida, são três compreensões diferentes que condicionam o nosso ser e o nosso comportamento:
• O modo do ladrão – o que é seu é meu;
• O modo do sacerdote e levita – o que é meu é meu;
• O modo do samaritano – o que é meu é teu;
As relações entre as pessoas são governadas por um desses três modos de ser e de viver. Qual desses três modos tem condicionado a sua vida? O SENHOR está nos convidando a vivermos o modo samaritano: o que é meu é teu. Demonstramos que já tivemos um Encontro com JESUS e temos a vida eterna em nossas atitudes diárias. O tema da Mensagem é: O BOM SAMARITANO, e nesta parábola seremos desafiados a mudarmos a nossa forma de olhar e de agir, a saber:
1. APRENDENDO A OLHAR COM COMPAIXÃO
Ele respondeu: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’".
(Lucas 10:27)
Somos chamados a amar ao SENHOR e a amar ao nosso próximo, todos os dias e em todos os momentos. E para cumprirmos esse chamado é necessário aprender a olhar com compaixão, a saber:
I. UM OLHAR INFRUTÍFERO
“Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado”.
(Lucas 10:31,32)
O olhar do sacerdote e levita foram infrutíferos, apesar de estarem na mesma estrada, ou estarem no mesmo lugar (Lc. 10.31-32). A indiferença e frieza de coração é sinal de uma vida infrutífera, assim como o perito da Lei buscamos justificar os nossos atos (Lc. 10.29), e simplesmente passamos de largo para o outro lado, pois não há amor no coração, não está conectado na Videira (João 15.5);
II. OLHANDO COM AMOR
“Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele”.
(Lucas 10:33)
Assim como o samaritano também somos peregrinos neste mundo tenebroso (1º Pedro 2.11), não somos chamados a olhar e agir conforme o curso deste mundo, mas somos chamados a olharmos como Jesus, com amor e piedade.
III. OLHANDO COMO JESUS
Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara".
(Mateus 9:36-38)
Assim como JESUS precisamos olhar com compaixão, pois muitas pessoas estão aflitas e desamparadas carecendo de ajuda (Lc. 10.30). Mas, este amor tem que nos levar também a enxergar a realidade espiritual delas, pois muitos os que nos cercam são como ovelhas sem pastor, isto é não tiveram um Encontro com JESUS. Por isso, precisamos Orar e sermos ousados ao Pregar o Evangelho a cada uma delas.
2. APRENDENDO A AGIR COM COMPAIXÃO
Disse Jesus: "Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá".
(Lucas 10:28)
O sacerdote e o levita estavam voltando de Jerusalém, onde ficava o Templo, e provavelmente voltavam de suas atividades religiosas. Entretanto, não conseguiram colocar em prática a Palavra de DEUS. E nós também precisamos nos atentar, pois temos sido ministrados pelo SENHOR todos os dias, e isto tem que refletir em nosso viver diário. E para agir com compaixão é necessário:
I. APROXIMOU
“Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele”.
(Lucas 10:34)
• Enfaixou as feridas – (Pregar a Palavra – 2ºTm. 3.16);
• Derramou vinho e óleo – (Oração – Tg. 5.14-15);
II. CUIDOU
“Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele”.
(Lucas 10:34)
• Depois colocou sobre o seu animal – (Servir – Mc. 10.45);
• Levou a uma hospedaria (Firmar na Igreja\ em CRISTO – Hb. 10.25\Cl. 2.6-7);
III. PAGOU O PREÇO
“No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.
(Lucas 10:35)
• No dia seguinte – (Ajude hoje e amanhã também – Pv. 3.28);
• Pagar todo o preço necessário (Tempo\Conforto\Oração – Lc. 9.23);
3. UMA TIPOLOGIA DO AMOR DE DEUS POR NÓS
“Essa sublime parábola... Reflete sobre a nossa responsabilidade de cuidar dos outros, sejam amigos ou estranhos. Em um sentido espiritual, espelha também o ministério redentor de CRISTO, o retrato perfeito do bom samaritano, sendo que o pobre viajante, presa de ladrões, representa a humanidade manchado pelo pecado”.
(Manual Bíblico Unger, 2006, p. 427)
CONCLUSÃO:
As relações entre as pessoas são governadas por um desses três modos de ser e de viver. Qual desses três modos tem condicionado a sua vida?
• O modo do ladrão – o que é seu é meu;
• O modo do sacerdote e levita – o que é meu é meu;
• O modo do samaritano – o que é meu é teu;
"Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? "
(Lucas 10:36)
O SENHOR nos chama a Olhar e Agir com Compaixão:
"Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo".
(Lucas 10:37)