Algo que precisamos saber

Se você tem o azar de conviver com uma pessoa tóxica e abusiva (seja ela narcisista ou não) é preciso que você saiba de algo importante: esse tipo de pessoa sempre dará um jeito de fazer você parecer ser o ruim da história. É uma triste verdade e a verdade dói muito. Essas pessoas pensam que podem se sentir à vontade para nos ofender, humilhar e diminuir mas, se nós nos defendemos ou reagimos, elas logo posam de ofendidas e machucadas, dizendo que não reconhecemos o que fazem por nós, que somos ruins e ingratos, pois elas fazem tudo para nosso bem e não reconhecemos. Viver com uma pessoa abusiva é assim: ela lhe faz sofrer mas depois tenta lhe manipular e enganar para fazer parecer que só quer o seu bem. Havia o caso de uma moça que cresceu com o pai a chama-la de burra, inútil e imprestável só que, sempre que ela reclamava, ele se saía com a desculpa de que só queria o bem dela e agia como agia para que ela aprendesse pois uma pessoa só crescia se fosse criticada. Com o tempo, ela aprendeu a não cair mais na armadilha, afinal uma coisa é criticar para que a pessoa aprenda algo, outra é humilhar e dizer a alguém que ele não faz nada certo. E ninguém consegue desenvolver bem suas potencialidades se é constantemente atacado e ouve que erra o tempo todo e não tem capacidade de raciocinar direito.

Uma coisa que uma pessoa tóxica detesta é que as vítimas dos seus atos perversos reaja, porque ela quer se sentir poderosa e adora ferir. Esse tipo de pessoa quer que o alvo de seus ataques se acredite incompetente e inútil. Caso a pessoa reaja, ele irá se frustrar, já que não gosta que os outros se defendam. E, ao ser atacado, logo assumirá a postura de vítima incompreendida e maltratada. Jogará na nossa cara até as coisas mais insignificantes que faz por nós. Engraçado que essas pessoas abusivas nunca reconhecem nossos melhores esforços, porém adoram lembrar até dos nossos menores erros. Elas querem que acreditemos que somos incapazes de acertar e vivem a reforçar a ideia de que não passamos de pesos em suas vidas, quando na verdade elas é que são pesadas. Viver com elas acaba com nossa saúde mental. Sofrer constantes ataques e cobranças nos torna susceptíveis a depressão e outros transtornos mentais como ansiedade e pânico.

No caso da pessoa tóxica ser narcisista, ainda há um fator a considerar: os narcisistas são excelentes atores e posam de pessoas irrepreensíveis em sociedade. Fora do ambiente familiar, elas parecem exemplares e, como mentem e fingem muito bem, as pessoas que não têm o azar de conviver com elas na intimidade frequentemente as julgam pessoas boníssimas. Pessoas narcisistas se comprazem em falar mal dos filhos e parceiros, fazendo as pessoas de fora acreditarem que elas são vítimas de familiares ruins que as exploram e não reconhecem seu valor. Como vemos, narcisistas, não contentes em maltratar os que vivem com eles sob o mesmo teto, ainda fazem de tudo para fazer parecer que eles não valem absolutamente nada.

Um narcisista é realmente um osso duro de roer. Ele sempre diminui os feitos e as qualidades dos que estão ao seu lado enquanto exalta as próprias qualidades e ações. Eles fazem de tudo para nos fazer parecer ridículos, grotescos, inúteis e desprovidos de qualquer característica apreciável. São cruéis e manipuladores ao extremos. Quem convive com narcisistas precisa saber logo que eles nunca mudarão para melhor. São incapazes de entender nossos sentimentos embora adorem posar de incompreendidos, mas quando reagimos aos seus abusos eles se fingem de magoados e dão a entender que os maltratamos e somos ruins para com eles. Mas tanto os narcisistas quanto os outros tipos de pessoas abusivas são assim: querem nos ferir e se sentem ofendidos quando nos defendemos.

Ainda que já tenham sido feitos avanços nos estudos sobre o narcisismo e outros tipos de comportamentos abusivos, muito ainda precisa ser descoberto, até porque há quem pense que narcisismo é uma doença mental, como depressão e esquizofrenia. Não é. Narcisismo é um transtorno sério de personalidade como a sociopatia ou a psicopatia e não tem cura nem controle. As pessoas tóxicas, narcisistas ou não, são desprovidas de sentimentos de empatia e respeito. É preciso que mais pessoas aprendam a respeito do narcisismo e de outros comportamentos abusivos para aprender a se defender desses tipos de pessoas.