A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA

A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA

Mateus 7.13-14

Introdução:

Existem decisões que precisamos tomar que impactam por completo as nossas vidas, elas podem ser decisões profissionais, educacionais, relacionais, e também espirituais.

No final do sermão do monte Jesus nos chama a tomar importantes decisões: São dois os caminhos (7.13-14); São duas as portas (7.13-14); São duas as árvores (7.15-20); São duas as profissões de fé (7.21-23); São dois os construtores (7.24-27);

Jesus está nos chamando para a obediência, para um viver santo, sem o qual ninguém verá o Senhor:

"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".

(Mateus 7:13,14)

Os seguidores de Jesus, os filhos do Pai celestial, são aqueles que andam pelo caminho apertado e entram pela porta estreita, mesmo sendo a minoria. São aqueles que produzem bons frutos, que espalham o Reino de Deus, e por ELE é conhecido. E que alicerçam suas vidas na Rocha que é Jesus.

O tema da Mensagem é: A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA, e nesta parábola seremos desafiados a entrar pela porta estreita para vivermos duas verdades:

1. AS EXIGÊNCIAS DA PORTA ESTREITA

A porta estreita apresenta duas características: Ela é estreita e poucos entram por ela:

“Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".

(Mateus 7:14)

E para cumprirmos as exigências da porta estreita são necessários 4 passos fundamentais:

I. RENUNCIA:

Renunciar é ter um coração leal e fiel a Deus, para que não apaguemos o fervor do Espírito Santo (1ºTs. 5.19), deixando que o menos importante sufoque o mais importante (Mt. 6.33);

JESUS dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.

(Lucas 9:23)

II. RENDIÇÃO

Jesus pede total PRIMAZIA em nossas vidas (Mt. 8.19-22 e 10.37-39). Jesus nos exorta sobre o TODO E TUDO:

Ele respondeu: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’".

(Lucas 10:27)

III. DISCIPLINA

Para tornarmos mais disciplinados espiritualmente, passamos por várias provações e tentações. Por isso é vital o exercício constante das disciplinas espirituais, para que cresçamos e sejamos maduros na fé:

“Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal”.

(Hebreus 5:11-14)

IV. FOCO

A porta é estreita e exige foco e esforço prático de nossa parte:

"Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”.

(Lucas 13:24

Muitos tentarão entrar e não conseguirão entrar pela porta estreita e andar pelo caminho estreito (Lc. 13.24). O jovem rico (Mt. 19.16-22), e alguns seguidores de Jesus não conseguiram entrar pela porta estreita (Jo. 6.65-69);

2. OS FRUTOS DA PORTA ESTREITA

“E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por Minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna”.

(Mt. 19.20).

Entrar pela porta estreita nos faz viver 4 frutos abençoados em nossas vidas:

I. VIDA TRANSFORMADA

Entrar pela porta estreita nos faz experimentar verdades espirituais, quando renunciamos tudo e fazemos de Jesus o tudo em nossas vidas, passamos a viver uma vida TRANSFORMADA:

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”.

(2 Coríntios 5:17)

II. AMADURECIMENTO NA FÉ

Entrar pela porta estreita nos conduz ao amadurecimento espiritual, e desenvolvemos quem somos em Cristo Jesus

“Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade”.

(Hebreus 6:1)

III. VIVER AS PROMESSAS

Entrar pela porta estreita nos faz viver as promessas de Deus para as nossas vidas, e cheios do Espírito Santo passamos a procurar as coisas do alto (Cl. 3.1-4), isto é do Reino de Deus.

“Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou”.

(Josué 23:14)

IV. CUMPRIMOS OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA AS NOSSAS VIDAS

Entrar pela porá estreita nos conduz a fazermos a diferença como luz do mundo e sal da terra (Mt. 5.13-16). E andando nos PASSOS de Jesus (1ºJo. 2.6), permitimos que o Espírito Santo flua em nós e com ousadia levemos o Reino de Deus em todas as esferas da sociedade:

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".

(Atos 1:8)

CONCLUSÃO:

Fiquemos atentos! Sem cumprir as exigências da porta estreita enganamos a nós mesmos (Tg. 1.22), a verdade não está em nós (1ºJo. 2.4), e não entraremos no reino dos céus (Ap. 21.8, Ap. 22.15, 1º Co. 6.9-10, Gl. 5.19-21).

Portanto:

Qual porta você escolherá? A estreita ou a larga? Entre pela porta estreita e renuncie o seu EU e faça de Jesus a primazia de sua vida, para que você venha desfrutar os frutos da porta estreita e com uma vida verdadeiramente transformada venha andar nos passos de Jesus, levando o Reino de Deus em todas as esferas da sociedade.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 23/07/2022
Código do texto: T7565880
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.