Quem não tem parceiro não tem espelho

Eis uma grande verdade, que carrega em si uma certa mentira.

Quem tem um parceiro, seja namorado, esposa, carrega uma grande oportunidade de se ver.

Ver suas sombras, seu traumas, suas crenças, suas debilidades.

E tudo isso é uma oportunidade, porque "ver", "reconhecer" é o primeiro passo para curar.

O parceiro, assim como também os filhos e outros familiares mais próximos são os reflexos mais poderosos, porque a convivência mais intensa com eles tornam a imagem mais nítidas.

A certa mentira que existe nesta frase " quem não tem parceiro não tem espelho" é o fato de que todos os 7 bilhões de seres humanos, nossos irmãos da Terra, são também espelhos disponíveis para enxergamos a nós mesmos, pois a única função do mundo é curar o filho de Deus. Tirando essa restritividade, a frase em si é muita verdadeira.

Aqueles irmãos mais despertos são espelhos que refletem para nós a nossa própria parte luminosa, que jaz oculta, aguardando nosso despertar. Os outro irmãos mais adormecidos nos mostram nossa parte mais egocentrica. Ambos os reflexos são importantes para a cura.

Comparando com um quadro, que possui na sua forma mais externa a sua moldura, temos que a nossa moldura representa o nosso corpo e nossa personalidade, enquanto a nossa alma luminosa representa o conteúdo, a obra prima.

Assim, poderemos ver refletido em nossos irmãos, nossa obra prima luminosa, ou nossa moldura egocentrica. Também seremos reflexos desses dois componentes para nossos irmãos.

Tendo em vista que nossos irmãos são nossos espelhos de luz e sombras, poderiamos compreender que os nossos irmãos são por isso nossos salvadores, pois ajudam no nosso despertar.

Ainda que uma esposa ou um marido esteja agora refletindo a moldura egocentrica tua e dele, você poderá retribuir refletindo a santidade que ele ainda não consegue ver em si mesmo.

Essa é uma das maneiras de dar a outra face para seu irmão.

Quando ele atacar, demonstrando todo seu medo enrustido de violência, você poderá dar-lhe a face luminosa do amor. Assim, ele poderá contemplar em ti, a propria santidade dele, por hora oculta.

É ridículo colocarmos uma moldura vazia na parede e reverencia-la.

Sem o quadro, a moldura é sem significado. Assim fazemos quando focamos só no corpo e na personalidade das pessoas ou nossa.

A moldura tem função de servir a obra do quadro. Cabe a moldura, parte mais aparente, apenas ressaltar a luminosidade da obra prima. Para tanto podemos purificar o corpo e nossa personalidade que são receptáculos da obra de Deus.

Que possamos ver a santidade uns dos outros, ver a face de cristo por trás de toda moldura. A obra prima que Deus colocou nessa moldura é tudo o que há para ser visto.

Incontáveis vezes teremos que escolher entre ver o corpo ou ver a santidade. Ver e refletir a moldura ou a obra-prima de nossos irmãos.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 21/07/2022
Reeditado em 21/07/2022
Código do texto: T7564371
Classificação de conteúdo: seguro