Você se conhece?

Quando nascemos, nos é apresentado um “mundo” pronto e já determinado por nossos pais, costumes, culturas, crenças, conceitos, padrões, enfim. Muitos conduzem suas vidas apegados e/ou defendendo tudo isso como suas reais identidades. A pessoa tende a se identificar com os rótulos, mas também é rotulada - com aquilo que os outros dizem ou impõem.

Desconhece a própria essência, não sabe quem é. Parece estar dominada pelo medo de se conhecer, de descobrir qual seu é o seu verdadeiro Eu. Prefere então, criar personagens - mas sendo coadjuvante da própria vida, ator secundário, que repete e aceita o que lhe é dito, sem refletir sobre o que é bom ou ruim para si.

Quando essa pessoa por algum motivo desperta, “acorda” - começa a pensar na vida, no que fez, no que deixou de fazer - tentando encontrar respostas, mas não tem. E vai constatando que até então, não fez nada para si, nada para crescer, como se a sua vida tivesse passado sem que percebesse.

Se questionada, muito provavelmente, vai ter muitas dúvidas sobre o que realmente gosta e quer fazer. É bem difícil alguém que fez muito pouco para si, que sempre esteve desconectada com seu Ser, que sempre viveu para atender os desejos e expectativas dos outros – responder uma pergunta relacionada ao seu Eu, afinal, ela não se conhece.

Psicólogo Luis
Enviado por Psicólogo Luis em 16/07/2022
Reeditado em 21/07/2022
Código do texto: T7560925
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.