O DESAFIO DE SER FAMÍLIA

O DESAFIO DE SER FAMÍLIA

Gn. 37.2

INTRODUÇÃO: Qual é a história de sua família?

“Esta é a história da família de Jacó”

(Gênesis 37:2)

Em nosso estudo de hoje, usaremos como pano de fundo a história da família de Jacó (Gênesis 37 até 48), com ênfase especial para a história de José e seus 11 irmãos. Ser família é um grande desafio. Aprendi desde pequeno que família é para sempre, isto é, por mais que enfrentemos dificuldades familiares não podemos desistir. A história da família de Jacó nos ensina esta importância, a saber:

I. PRINCIPAIS DILEMAS FAMILIARES

Muitos são os problemas e dificuldades que uma família pode encontrar na busca de seu desenvolvimento pleno:

1. MENTIRAS.

“Esta é a história da família de Jacó: Quando José tinha dezessete anos, pastoreava os rebanhos com os seus irmãos. Ajudava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e contava ao pai a má fama deles.”

(Gênesis 37.2)

AS MÁSCARAS QUE VESTIMOS SÃO AS MESMAS QUE MUITO NOS ENVERGONHAM QUANDO CAEM!

2. PALAVRAS DURAS:

“Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente.”

(Gênesis 37.4)

Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.

(Provérbios 12.18)

3. SUPERFICIALIDADE:

“Seus irmãos lhe disseram: Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai nos governar? E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito.”

(Gênesis 37.8)

ONDE HOJE EXISTE SUPERFICIALIDADE, AMANHÃ HAVERÁ FERIDAS!

4. CIÚMES:

“Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele.”

(Gênesis 37.11)

INEVITAVELMENTE O CIÚME CEGA! Quantas vezes deixamos de ver o extraordinário bem perto de nós por causa do nosso foco doentio gerado por uma atitude ciumenta.

5. PUNIÇÃO:

“É agora! Vamos matá-lo e jogá-lo num destes poços, e diremos que um animal selvagem o devorou. Veremos então o que será dos seus sonhos.”

(Gênesis 37.20)

ONDE HÁ O HÁ FALTA DE PERDÃO SEMPRE HAVERÁ O GRITO DA PUNIÇÃO!

Onde deveria existir pontes construídas pela graça vemos muros se erguendo por meio de uma rivalidade desnecessária

II. ALCANÇANDO O MÁXIMO POTENCIAL FAMILIAR

COMO FRUTIFICAR E VIVER AO MÁXIMO EM SEU LAR?

1. ATITUDES DE AMOR:

“Em seguida, José deu ordem para que enchessem de trigo suas bagagens, devolvessem a prata de cada um deles, colocando-a nas bagagens, e lhes dessem mantimentos para a viagem.”

(Gênesis 42.25)

“Um número grande demais de cristãos vive na casa do temor e não na casa do amor.”

Brennan Manning (Autor Cristão)

Não vivemos em uma família para competir e sim para amar. Somente atitudes de amor podem transformar verdadeiramente o mundo ao nosso redor.

2. DISCERNIMENTO ESPIRITUAL:

“Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.”

(Gênesis 45.5)

Tudo é por um propósito maior! Não é mais uma questão de fazer a nossa vontade e sim de fazer aquilo que Deus tem para a nossa família.

“Quando um impõe a sua vontade, dois não podem viver em paz.”

Pr. Carlito Paes (Família para Sempre)

Devemos aprender a discernir:

“E aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor”.

(Efésios 5:10)

O discernimento demonstra a nossa maturidade espiritual:

“Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas”.

(1 Coríntios 2:14,15)

O discernimento nos faz enxergar uma nova história:

“Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem”.

(Jó 42:5)

O DISCERNIMENTO ESPIRITUAL ABRE PORTAS, E NOS FAZ VIVER NOVOS TEMPOS.

3. EXPRESSE EMOÇÕES SADIAS:

“Em seguida beijou todos os seus irmãos e chorou com eles. E só depois os seus irmãos conseguiram conversar com ele.”

Gênesis 45.15

Desenvolva a entrega de sentimentos abundantes:

- Abrace muito ainda que você deseje se afastar.

- Sorria bastante mesmo que no fundo haja motivo para se estressar.

- Perdoe incondicionalmente ainda que aparentemente você esteja certo.

- Beije mesmo que você não tenha recebido isso em sua infância.

QUEM VIVE COM INTENSIDADE TAMBÉM DESFRUTARÁ DE INTIMIDADE!

4. CRESÇA ESPIRITUALMENTE:

“E Deus falou a Israel por meio de uma visão noturna: Jacó! Jacó! Eis-me aqui, respondeu ele.”

(Gênesis 46.2)

A forma como você enxerga sua família pode ter resultado direto em seu desenvolvimento e crescimento espiritual. Enquanto estava focado e apenas lamentando a perda de seu filho José, Jacó/Israel não teve uma experiência tão linda e profunda como a descrita neste verso.

“Nem tudo se resolve somente com oração, mas nada sem oração.”

Pr. Carlito Paes (Família para Sempre)

Cresça em sua espiritualidade, isso fará com que sua família se desenvolva também.

QUANDO A ORAÇÃO SE TORNA O MEU TUDO O CÉU INVANDE O MEU TODO!

5. CAMINHE COM OUTROS CRISTÃOS:

“Pela fé José, no fim da vida, fez menção do êxodo dos israelitas do Egito.”

(Hebreus 11.22)

III. CONCLUSÃO:

Para vencer o desafio de ser família: Demonstre atitudes de amor, busque discernimento espiritual, expresse emoções sadias, cresça espiritualmente e caminhe com outros cristãos.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 15/07/2022
Código do texto: T7559991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.