Ainda bem que as coisas mudam

Em um certo dia, eu estava lembrando de como fui ensinada a acreditar que cabelo cacheado e volumoso era “cabelo ruim” e vivia com vergonha do meu próprio cabelo, tentando alisá-lo ou prendendo-o principalmente porque os adultos reclamavam comigo que eu não o penteava direito e meus colegas zombavam de mim, chegando a me botar o apelido de um personagem de novela. Hoje isso mudou graças às mudanças de padrões de beleza que pregam que temos que nos assumir como somos. Eu acho isso ótimo principalmente porque perdi a vergonha de usar meu cabelo solto e não me sinto mais na obrigação de alisá-lo.

Muitas pessoas não gostam de mudanças mas eu, particularmente, penso que é ótimo que as coisas mudem. Acho muito bom saber que hoje o bullying não é mais visto como brincadeira normal de jovens mas como um problema que deve ser combatido e também penso que houve uma grande evolução na maneira como a violência doméstica passou a ser vista. Antes, dizia-se que “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher” e atualmente temos leis como a Maria da Penha que visam a combater a violência praticada no ambiente doméstico. Também evoluímos muito no combate ao machismo. Embora tenhamos de admitir que esse problema continua forte em nossos dias temos visto as mulheres conquistando espaço, mostrando que não são naturalmente inferiores aos homens.

Lembremos ainda que houve uma época em que ter escravos era normal e dava status social e que, graças à evolução social e jurídica, nossa lei atual considera a escravidão crime. Como vemos, o mundo evolui. Conceitos mudam e coisas que antes eram aceitas como verdades absolutas passaram a ser contestadas. E as pessoas também vão mudando. Claro que muitos são os que resistem às mudanças, porém elas são inevitáveis. Temos que aceitar que tudo muda, pois o mundo e a sociedade não são estáticos. Tudo é dinâmico e precisamos entender que não sabemos se há verdades absolutas e perenes. E o fato de hoje sabermos mais do que os nossos antepassados contribui para que tudo mude. Com o conhecimento, tanto o preconceito quanto a ignorância vão sendo derrubados, ajudando-nos a ampliar o nosso entendimento do mundo em que vivemos.

Então, celebremos o fato de que tudo está sempre mudando, pois isto é uma prova de que o mundo está em constante evolução.