Narcisismo Social

Posso até estar equivocado, mas parece que a vida em sociedade hoje cria narcisistas e individualistas em escala industrial. E por efeito cascata, cria cada dia mais pessoas antissociais.

Um exemplo básico é de alguns anos atrás , não existiam as Netflix, Amazon Prime, Gato Net kkkk, etc.

Era obrigado a ver o que estivesse passando na TV, ou fazer outra coisa. Como sempre gostei de filmes, assistia a sessão da tarde, muitas vezes com repetição de filmes como "A lagoa Azul ". Era o que tinha.

Hoje uma pessoa pode assistir só o que gosta, e dessa forma criar um mundo particular com as próprias preferências, ou como dizem, com o seu perfil. Até aí tudo bem.

O problema surge quando começa a pensar que suas preferências são as melhores e que todas as outras são ruins. Julga-se como uma referência importante pra todos.

São como o rei que reinava sozinho, sem nenhum súdito, no seu micro planeta, citado no livro " O pequeno príncipe".

O foco se define basicamente no que eu gosto, no que eu escuto, no que eu leio, no que eu acho certo ou errado. O Eu vem a frente de tudo.

É até interessante como às vezes um diálogo pode ser sobre a pessoa falando dela mesma o tempo todo. Sem tempo pra ouvir o seu interlocutor, como um monólogo.

Nada dá mais prazer ao narcisista, do que falar de si mesmo.

Se não estou enganado, o nome dado a isso é egocentrismo. Um desdobramento ou sinônimo do narcisismo.

Já que o assunto sobre séries surgiu, ( lá vem spoiler), lembrei de uma que chama-se Black Mirror, onde se passa no futuro, mas como se fosse nos dias atuais. Um episódio chamou a atenção, quando surge a opção de bloquear alguém no mundo real, é tão absurdo que chega a ser interessante. A pessoa que foi bloqueada não consegue ouvir a voz e nem ver a imagem da pessoa que o bloqueou. Até as fotos tiradas junto somem.

E ao final, a pessoa que tinha sido bloqueada era a vítima na situação.

Acho que isso seria o ápice do que acontece hoje apenas nas redes sociais. A ideia é fugir de um confronto com a verdade, uma triste realidade atualmente.

Interessante essa opção de tirar uma pessoa da vida imediatamente. Há muitos anos antes, os reis também faziam isso. A diferença é que a forma era com mais violência física.

Pelo bel prazer de sua majestade, pessoas tinham a cabeça separada do corpo ou eram enforcadas em praça pública.

Dizem que quem não conhece a história, está condenado a repeti-la , acho que quem conhece também pode repetir.

A evolução humana é bem lenta mesmo, a tolerância é uma utopia.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 11/07/2022
Código do texto: T7557263
Classificação de conteúdo: seguro