O menino e a peneira!

Certo dia, ainda menina, avistei um menino...

Carregava uma peneira d’água.

Sua mãe, atenta, lhe exclamou: - Aí estão os teus melhores despropósitos!

Alertava ela ao menino: - Olha e observa com atenção, meu filho. Eles escorrem como o vento que carrego em minhas mãos. Perceba na água que carregas entre furos, elas refletem diversos mundos. Lembra dos teus sonhos, menino!

Manoel de Barros também observara, atento!

Não demorou e chamou o menino. - Tua mãe tem razão! No entanto, são palavras que escoam das tuas mãos. Aquelas águas buscam caminhos na liberdade. Vá menino! Encontra as melhores aventuras. Escreva e serás infância, fantasia e alegria. Pensa que já és adulto, pois tão logo carpinteiro, médico, poeta, dançarino ou cousa qualquer. Vai menino! Não te demora!

Observou ao menino: - E a menina já te espera pra brincar. Está lá no bosque, em meio as flores a correr. Saibas, ela vai te abraçar. Está feliz! Ganhou vida!

Advertiu: - Vá com atenção, menino. Corre com cuidado. A estrada te espera com os pés descalços! O trem não para.

O menino se viu sem fôlego a correr. Encontrou um animal. Vinha em sua direção. Estava a saltitar.

Com medo, foi em direção ao mar e nadou sem esperar a correnteza acalmar.

Buscou atravessar o mar e gargalhou, sem precisar.

Mergulhou feliz sem pressa de voltar.

Viu que estivera livre.

Seus sonhos se tornaram pincéis. Fez da aquarela a sopa de letrinhas. Juntou lápis, pedras, argila e, todos eles, juntos na peneira estavam a se transformar!

Deu vida à joaninha que em suas mãos de menino pousou.

E antes do último suspiro lembrou dela, da sua mãe, já velhinho!

Lembrou, também, da sua amiga, a página em branco que tanto lhe acompanhou.

Eu era a menina que estivera por lá, aventurando-me junto ao menino. Corri entre as flores sentindo uma doce alegria.

Lembro do quanto ele me fez sorrir. O menino, que me escrevia e me deixara feliz.

Obrigada, menino, por todas as aventuras!

Escrito por “Velhacaneta”.

Autora: Milene os Santos de Bon

Escrito em 7 de julho de 2022.

Milene de Bon
Enviado por Milene de Bon em 07/07/2022
Reeditado em 01/08/2023
Código do texto: T7554752
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.