Vida aos nossos dias
A inspiradora Cora Coralina tem uma frase que servirá de partida para a nossa reflexão de hoje. Gostaria que você lê a lesse com calma. Se possível, pare um pouco a leitura do texto e reflita sobre esse pensamento em especial. Ele é tocante!
“Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias”
Muitas foram as reflexões que fiz a partir dessa frase, mas vou compartilhar apenas algumas das mais importantes com a intenção de fazer com que você também pense sobre suas impressões diante dessas palavras e como elas podem transformar a sua existência!
O fato de não podermos acrescentar dias à nossa vida é inegável. Não temos esse controle. Não podemos dizer com certeza que viveremos até os cem anos. Quando estivermos sentindo o fim se aproximar, não bastará a nossa vontade para que mais dias nos sejam acrescentados. Temos um começo e temos um fim. E isso não podemos mudar. Mesmo que passemos a adotar estilos de vida que prometem prolongar o nosso tempo. Poderemos, realmente, viver um pouco mais. Mas que mais será esse? O bastante? O tanto que gostaríamos? Não. Jamais. Sempre iremos desejar por um pouco mais de tempo quando sentirmos que a vida nos é o melhor dos presentes.
E isso nos alude a outro fato. Há coisas na vida que fogem ao nosso controle. Assim como não podemos definir o tanto de dias que viveremos ou tanto de dias que queremos acrescentar na nossa história, há coisas que nossos braços não alcançam. Não podemos mudar o passado. Não podemos olhar para a tempestade e, com a força do pensamento, exigir que ela acabe. A natureza não nos obedece. A vida nem sempre corresponde aos nossos ideais. Então há situações que jamais poderemos mudar. Será quando teremos que mudar a nós mesmos. Controlamos apenas quem somos e como nos posicionamos diante das coisas da vida.
Cora termina dizendo que podemos acrescentar vida aos nossos dias. Mas o que seria isso? O que é acrescentar vida à nossa existência?
Talvez essa seja a nossa maior missão por esse mundo: passar pela vida ao invés de deixar que apenas ela passe. Não controlamos o tempo que vamos viver, mas podemos controlar o que faremos com esse tempo. Iremos nos ater ao que importa, ao que verdadeiramente nos enriquece, ou iremos perder tempo com bobagens, com coisas que não controlamos, com coisas que nem mesmo deveríamos desejar controlar? Iremos dar ouvidos a nossa voz interior, que clama dentro de nós para que seja ouvida, que guarda nossos mais profundos segredos e desejos ou continuaremos a silenciá-la privilegiando vozes externas, barulhentas, que falam aos montes sem dizer nada? Acrescentar vida aos nossos dias é fazer uma viagem ao nosso “eu”, descobrir-nos e viver-nos todos os dias. Porque esse é um dos caminhos possíveis para que lá na frente, na hora do adeus, não nos arrependamos por termos nos ignorado.
Eu só não posso dizer a você o que é importante na vida. Essa é uma descoberta que cada ser humano deve fazer por si mesmo. O que é importante para mim pode não ser para você. E o que é valioso a você a mim pode não interessar. Porque não somos exatamente iguais. Temos essências distintas. Diferimos na maneira como existimos e na forma como compreendemos esse existir. E acrescentar vida aos nossos dias também é compreender o fato de que somos únicos. E, se somos únicos, precisamos viver a vida como ninguém viveria!
(Texto de @Amilton.Jnior)