Vislumbrei a Lua da Orla da Pampulha

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

A lua parecia tremer, ao sair do banho, das águas frias da Lagoa da Pampulha e, ascender aos céus devagar. A derramar sua prata ao mundo e fazer inveja ao ouro.

Com certeza, naquele dia a lua inspirou namorados, caminhantes, poetas... Como sempre. Casais, pessoas à margem das águas, ou em contemplação a circularem apressadas em busca de saúde, bem estar...

Atletas em treinos, anônimos, interrompiam suas atividades para uma breve contemplação do belo da lua: dos feitos do Criador e do homem.

... Do brilhar fenomenal da lua, das belezas — naturais e artificiais... daquele espaço de convivência.

Ao contemplarmos o grande reservatório hídrico, nos víamos refletidos naque espelho d'água.

Grande feito de Negrão de Lima, Juscelino Kubitschek... presenteado a todos nós, moradores e a quem de interesse contemplar esse magnífico cartão postal da capital mineira.

Estático ou a pedalar a minha velha bicicleta, à noite, fiquei encantado ao contemplar este que, será tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Dessa vez demorei na orla da lagoa por mais um pouco, a meditar nos feitos de Deus e dos homens...

... Eu seguia meu caminho de volta para casa a dar as costas a lua bonita, que seguia seu percurso esbanjando um charme só seu; acima da barragem reconstruída em 1954, pelo presidente-estadista.

A água num flerte, ao receber sua claridade, automaticamente num ar de felicidade refletia tudo o que de mais lindo havia ao seu entorno próximo ...

De ângulos especiais em momentos finais, me maravilhei um bom tempo ainda a arquitetura de Oscar em consonância com a natureza e congratulei-me com este feito: natural e humano.

Após isso sim, pude seguir para casa mais feliz da vida; a dormir agradecido pela iluminura da lua, pelas pedaladas que dei e as sementes que dispercei em volta da lagoa.

... Com o vislumbrar daquela preciosidade-astral e terrena; em cenário de tirar o fôlego.

De maneira regosijante deixei aquele espaço iluminado, por quem domina à noite: a lua.

... Que influencia a tudo e a todos: à Terra, as plantas, o plantio, o homem...

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(27:06:16)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 03/07/2022
Reeditado em 03/07/2022
Código do texto: T7551609
Classificação de conteúdo: seguro