Sofrimento
Hoje vivemos em uma sociedade em que há uma disputa sobre quem sofreu mais na vida.
O sofrimento é muito particular e muito pessoal. Não pode ser medido com a régua de outra pessoa.
Como diz o autor Jordan Peterson: " viver é sofrimento". Não há outra maneira. Pessoas sofrem com problemas de saúde, financeiros, familiares, psicológicos entre inúmeros outros.
Ninguém vive sem ter um problema, sem sofrer por alguma coisa.
É cada um lutando contra os seus próprios demônios.
Atravessando seu próprio deserto pessoal.
Como diz a Bíblia, é cada um carregando a sua própria cruz.
O mundo não dá a mínima para o que você passou ou está passando. Só importa é com os seus resultados e com a sua contribuição.
O que falta é sensibilidade e compaixão com o sofrimento alheio.
O egoísmo faz com que a pessoa sinta que o sofrimento dela é maior do que de todas as pessoas. Querem falar sobre seus problemas infinitamente, mas não conseguem ouvir ninguém. Como se nada mais importasse, além dela mesma.
Vivemos em uma época de epidemia do narcisismo.
Parece que ninguém lembra que a vida é breve e que o mundo não precisa de ninguém pra poder continuar a girar. É comum superestimar a própria importância. A verdade é que se alguém morrer hoje, não fará muita diferença. Se for uma pessoa legal vai ser lembrada pelos amigos e familiares, mas pra todo o restante das pessoas, será apenas números de estatística, muitas vezes desconhecidos. E a vida vai continuar.
E em todas as situações possíveis, sempre vai ter alguém em uma situação pior do que a sua, e há pessoas em uma condição melhor também.
Cada vez que eu penso em reclamar de alguma coisa, lembro que passei por situações terríveis e sobrevivi aos meus piores dias.
E lembro também que existem pessoas que passaram, e alguns ainda passam, por problemas extremamente piores do que eu, e servem como exemplo de coragem e força.